Celebração da Fé 10/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 10/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mateus 10,16).

Meu querido irmão minha querida irmã ao celebrarmos esta sexta-feira a vida em Cristo, lembramos também do dia da sua paixão, para Sua entrega total, por amor à humanidade, ao Madeiro da Cruz. Sabemos que o Senhor foi injustamente condenado à morte em expiação dos nossos pecados, o Senhor assumiu na sua própria carne, o sofrimento das injustiças dos seres humanos. Vítima de um julgamento condenatório, injusto, o Senhor não abandonou a sua missão, mesmo sofrendo dos algozes a humilhação pública e a injustiça ele não pediu ao Pai nenhum, tipo de vingança, não pediu nenhum tipo de espetáculo a ponto de dizimar aqueles que estavam fazendo tanto o mal, mas ao contrário o Senhor olha para o céu e clama ao Ábba, ao Pai: Pai tende misericórdia deles, porque eles não sabem o que fazem! O Senhor clama a Deus misericórdia, para nos socorrer diante das nossas imprudências e das nossas ignorâncias

Essa mesma imprudência, essa mesma ignorância, a humanidade vem deixando conduzir no caminho por séculos, a própria profecia de Oséias que nós acabamos de ouvir, nos fala justamente da imprudência do povo escolhido, do povo eleito, do povo de Israel. Tinha tudo para ser um povo que revelasse ao mundo a Aliança de amor entre Deus e a criação, mas por muitas e muitas vezes, o povo de Israel abandonou está aliança de fidelidade.

Mas o Senhor nunca desistiu deste povo e nem da sua criação. Por isso o profeta Oseias clama ao povo de Israel e nós nos colocamos também diante deste povo eleito, porque somos, uma só nação diante de Deus, Nação Santa, somos um Sacerdócio Régio, somos escolhidos e amados por Deus porque ele nos chamou à vida, o profeta Oseias ele diz: olha, volta Israel para o teu Deus, para o Senhor, porque Ele não tem cólera, Ele não guarda ódio, Ele não tem o rancor, não tem a mágoa que vocês têm.

Volta Israel, volta José, volta Maria, volta Jackson ao teu Senhor!

Hoje essa exortação toca profundamente na nossa alma, volta ao teu Deus. Se por acaso meu irmão, minha irmã, por algum momento de afastamento que tenha acontecido da tua graça em Deus, por alguma decepção, seja na Igreja, seja no teu grupo, da tua Pastoral, seja mesmo por maus exemplos dentro da tua própria família, volta para o teu Deus. O profeta Oseias está nos chamando para voltarmos à fidelidade ao Senhor nosso Deus. Por quê? Porque Ele é grande demais, Ele é amoroso demais, Ele não se vinga, Ele não guarda rancor, Ele quer trazer a vida e a vida em Plenitude para aqueles, que de coração sincero, se voltam para Ele.

Volta Israel, volta meu irmão, volta minha irmã, à tua intimidade com Deus. E a intimidade é algo que nos desnuda. Quando um casal vive profundamente, de forma sagrada, bonita, a sua intimidade conjugal, eles não têm vergonha de tomar o seu corpo e ter a presença de pele a pele. Porque passa para além de uma simples relação carnal e nós entendemos que os Sagrado se coloca diante desses dois corpos que se amam e desnudos não deixam a vergonha de Adão e Eva dominar, mas ao contrário, têm a pureza do Amor, da entrega, da doação, da fidelidade, do respeito e da atenção.

Não são dois objetos capazes de usar um ao outro e depois desprezar, mas são dois corpos, dois templos que se unem para viver humano e o sagrado juntos. É assim a nossa aliança com Deus: Israel com Deus, Deus com Israel, eu com o Senhor e o Senhor comigo! O Senhor Jesus nos chama muito atenção no Evangelho, justamente, para essa experiência de amor, para essa experiência de prudência, que o povo de Israel precisou traçar diante de tantos sofrimentos, diante de tantos exílios.

Jesus chama os seus discípulos e diz: olha, sejam prudentes como as serpentes. Interessante né? Porque serpente é um bicho peçonhento, um bicho perigoso, é um animal a gente tem uma certa repulsa, mas se pararmos para pensar ele é bastante frágil, ele se rasteja, ele não tem muita defesa, o ataque de uma serpente é o veneno, se ela conseguir dar bote, ela realmente atingiu o seu alvo, por isso eu acho que Jesus coloca sejam prudentes a serpente ela não vai em cima de um elefante, de um leão, de algo maior ou de um porte maior do que ela, ela é esperta, ela sabe para onde deve caminhar, ela sabe onde deve atacar, atingir. Claro que por um Instinto Animal se ela se sente realmente ameaçada ela vai e com certeza atacar, mas normalmente a serpente ela sabe como agir e qual modo de agir, para poder alcançar o seu alvo e se defender ou se alimentar.

Essa prudência da serpente Jesus usa como um bom exemplo para nós humanos. Se nós fôssemos mais prudentes no falar, no agir, a nossa condição de vida era muito diferente. É por causa das nossas imprudências que nós sofremos. As consequências das nossas imprudências no falar e no agir, nos trazem tormentas para o presente e marcam o nosso futuro e deixam sequelas no passado.

Ah! meu Deus porque que eu disse aquilo com meu marido, com minha esposa, porque que eu disse isso com o meu pai com a minha mãe, porque que eu disse isso para os meus filhos, porque que eu disse isso para minha amiga, meu amigo? Tô tão arrependido! Mais, vítima ali de uma imprudência!

E aí Jesus compara também, que nós seus discípulos deveríamos abraçar a simplicidade das pombas, parece até um bicho bobo né? Pombo é algo fácil de ser pego, mas essa simplicidade justamente, o despojamento que a pomba tem, de não querer fazer o mal, de não atacar, ao contrário muitas vezes até frágil.

Mas com certeza unindo a prudência, até diria não só prudência , mas até a estratégia ou a esperteza da serpente, sem deixar de lado a simplicidade da pomba, ou seja, um coração desarmado de malícias de maldades, de querer fazer o mal ao outro, seria então um bom exemplo, para um bom discípulo, para alguém que quer continuar a obra do Senhor nesse mundo. Fácil não é, mas é possível, se o próprio Cristo, se o próprio Senhor, assim falou para os seus discípulos, que somos nós, é porque é possível sim. É importante que nós tomemos nota, dessa experiência da prudência no falar e no agir e a simplicidade, sem deixar a simplicidade, sem deixar as malícias dominarem a nossa ação e nem menos a nossa fala.

Tem pessoas muito maliciosas, tem pessoas, que poderia dizer, com uma malinidade muito grande no falar e no agir, sempre para machucar o próximo, sempre para ferir o outro, sempre para trazer desconforto, àquele que está próximo, que e o Senhor nos livre desta tentação e dessas imprudências.

O próprio Jesus disse: Faça a sua parte. Quando você fizer o bem, você faça em nome do meu Deus, do meu Pai, faça em nome do amor que você disse que tem por nós.

Se a paz que você está desejando ao teu próximo for bem acolhida, a paz acontecerá na vida daquela pessoa, mas se aquela pessoa não acolheu, você fez a sua parte, continue a sua missão, não vai desistir de fazer o bem de ser prudente, de ser simples, porque o outro não quis saber do bem. Se nós desistirmos de Deus, porque o outro está fazendo o mal, e às vezes tá ficando até visivelmente rico, ou isso ou aquilo outro, a gente seria um mundo mais sofrido do que já é, ao contrário, o Senhor está dizendo, vá para outra cidade, vá para outra casa, não se preocupe não, porque o Espírito Santo enviado pelo meu pai, que te defenderá e fará você ser perseverante, que te ajudará a ir até o fim da sua missão neste mundo, cumprindo com esta obra do bem.

Não fique aflito, ah porque fulano de tal eu fui lá fazer o bem, ela não reconheceu, ela não agradeceu, ela está falando mal de mim, ou eu fiz tanto bem essa pessoa, e essa pessoa hoje faz o mal a mim.

Não esqueça o Jesus disse: faça a sua parte, o Espírito Defensor, o Espírito que é Paráclito, lhe defenderá lhe protegerá !

Gente, essa é a certeza da nossa fé: quem é fiel ao Senhor quem exercita a perseverança sem deixar de lado a simplicidade, pode-se dizer: eu sou um discípulo do filho de Deus nosso senhor Jesus Cristo. Tomemos posse dessa palavra e que o Espírito do Senhor nos defenda dos malfeitores e nos conceda a graça de sermos cada vez mais maduros, prudentes, sem perder a simplicidade e sermos filhos do Todo Poderoso.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta