Celebração da Fé 27/06/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 27/06/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se d’Ele, suplicando: ‘Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia’” (Mateus 8,5).

A Palavra que inspira a nossa ação nesse dia, toca muito do sofrimento da cidade de Jerusalém, a filha de Sião, no tempo do exílio da Babilônia edição arrasada tantas e tantas vezes por causa da idolatria… Deus por muitas e muitas vezes refez a sua aliança, deu nova oportunidade, porque o Deus que nós acreditamos e confiamos é o Deus que nos dá novas oportunidades, Deus não quer a nossa destruição, Deus não quer a nossa queda, Deus não quer a nossa morte, Deus quer que nós tenhamos vida e é por isso que ele nos dá sempre uma nova oportunidade para recomeçar.

Mas recomeçar de forma direita, a grande questão é por que a gente quer recomeçar repetindo os mesmos erros, os mesmos vícios. Não! Se eu quero recomeçar, eu quero recomeçar por inteiro, um recomeçar de forma verdadeira alguma nova realidade de vida. O Senhor Jesus nos mostra que essa realidade de vida é muito desejada por Deus, principalmente por aqueles que ainda não fazem a experiência verdadeira com Ele.

Porque existem irmãos que estão dentro da Igreja, que vivem uma experiência de fé, que caem e pecam, mas tem o Sacramento da Reconciliação, tem a Comunhão, eles são abastecidos por esses Sacramentos e recomeça o caminho. Mas existem outros que não estão próximos de Deus, outros que não frequentam a vida espiritual, na Igreja, na comunidade, pra esses Deus tem uma palavra, Deus também quer restaurar essas vidas.

Tanto que o Evangelho nos apresentou um oficial Romano, um homem que não seguia Jesus Cristo, um homem que não era Cristão provavelmente era um homem que abraçava os deuses que viviam da idolatria… E é interessante porque ele suplica a cura para um funcionário, não era filho, não era parente, era um funcionário que estava na casa dele, e é interessante porque esse funcionário está paralisado a doença dele é paralisia. Um primeiro elemento importante que nós precisamos lembrar é que Deus nos dotou de um poder enorme, maravilhoso, que é o poder da intercessão, poder de pedir uns pelos outros…

Ele se aproxima de Jesus mesmo não sendo um dos que o seguia, e diz: Senhor, eu não sou digno que entres em minha casa, sou um pecador, a minha fé nem estava depositada no teu Deus, mas se tu queres, tu podes curar meu funcionário. Ai Jesus diz que vai à casa dele, e ele diz: não, não há necessidade, uma só palavra do Senhor eu tenho certeza, tenho confiança que ele alcançará a cura.

Veja meu irmão , veja minha irmã, a Fé de um homem que não seguia Jesus Cristo, mas que confiou plenamente na força do seu amor, ele se torna instrumento de intercessão para cura de um funcionário, é alguém que pede pelo próximo não para ele e é claro que Jesus cura e Jesus elogia a fé daquele homem que nem precisou que Jesus tocasse, que Jesus tivesse sua presença física, mas acreditou na palavra de Jesus, um pagão que acreditou na palavra de Jesus. E ele curou aquele funcionário, aquele homem deixou de ser um doente paralisado e passou à vida.

…logo em seguida ele entra na casa de Pedro, ali está a sua sogra, sofrida, doente, com febre, com enfermidade. Agora Jesus toca, a presença de Jesus também cura e Jesus tocou diferentemente do funcionário que de longe, muito longe, de outra cidade, ele estava em Cafarnaum, ele dirigiu a palavra de cura…. é a presença física é o toque de Jesus na pessoa da sogra de Pedro e ela é curada e logo em seguida vem a gratidão daquela mulher, outra palavra importante além da intercessão que nos é colocada, no primeiro exemplo do Centurião do oficial Romano que pede pelo outro, que não é nem seu parente, agora é a gratidão a sogra de Pedro nos ensina a ser gratos a Deus pelo o que Ele realizou na vida dela: cura.

… A intercessão e a gratidão são palavras fortes que devem ser vividas, encarnadas, tomarmos posse, hoje e sempre, intercessão, gratidão.

Chamo a atenção meu irmão, minha irmã para que nós exercitemos hoje sempre à luz desses bons exemplos a intercessão pedir pelo outro, pedir pela outra, e tudo que eu peço de bom para o meu próximo permanece em mim…

Reconheça, tudo que Deus faz por você e tente ser menos egoísta, ganancioso, pensar só em si, e retribua a Deus, fazendo o bem ao próximo. Não existe forma mais bonita, mais direta, para a gente ter gratidão e devolver tudo o que Deus faz por nós, do que fazer o bem ao próximo.

Faça, sem medida.
Faça, sem medo.
Faça sem reserva.
A gratidão nos leva à salvação.

Que o Senhor nos ajude a compreender essa palavra, possamos tomar posse dela e que a interseção e a gratidão sejam muito presentes na nossa vida.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta