Celebração da Fé 09/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’” (Mateus 10,7).

Bendito seja Deus que abriu os nossos olhos para iniciarmos bem a caminhada desse dia. A quinta-feira sempre nos remonta o dia da instituição da Eucaristia, o dia que o Senhor celebrando a Páscoa, convidou os seus Apóstolos para fazer parte de uma mesa da unidade, da comunhão. E nesta mesa do Senhor se apresentou como o Pão da vida, o Pão dado para gerar vida ao mundo, e assim quem se alimentar dele, terá a força necessária para construir uma agenda do bem, para vencer os obstáculos e tempestades que o mundo nos impõe. Ele mesmo disse eu sou o Pão da Vida e quem vier a mim, todos os seus fardos serão aliviados, pois o meu jugo é suave e meu fardo é leve. É no senhor que nós entendemos que, é possível renovar a vida restaurar, o que está necessitando ser renovado e ao mesmo tempo, recomeçar o caminho com as forças do bem.

Estamos acompanhando a profecia de Oséias que alerta a toda Israel, as suas infidelidades, seus erros e o esforço que Deus faz constantemente para que nós possamos nos voltar por Ele para Ele no amor e não no temor. O profeta lembra ao povo de Israel a necessidade de voltar-se ao Senhor enquanto é tempo e ao mesmo modo que o Senhor nos convida a fazer esse caminho de renovar amor, Ele se esforça também, como o próprio profeta disse: ele se agacha à humanidade, Ele clama, Ele exorta os seus filhos, muitas vezes nós não prestamos atenção, mas Deus diariamente, constantemente está se revelando, o Senhor está apresentando sinais da sua presença no mundo e nós ao tomarmos consciência dessa presença Divina somos convidados a corresponder a este AMOR que vem do alto.

Existe um movimento ascendente e um movimento descendente nesta relação Divina e humana. Deus é aquele que desce ao encontro da sua criação, que vem ao encontro, que Ele se agacha à nossa humanidade e nós deveríamos responder, afagar este amor, acolher este amor Divino, esse agrado, fazendo movimento agora ascendente, eu quero me elevar à Deus, eu quero subir aos Céus, eu quero participar das alturas, no Senhor.Esse movimento ascendente e descendente, diariamente acontece, precisamos ter convicção e consciência disso e ao mesmo tempo observar os sinais de Deus.

Repito: precisamos observar os sinais de Deus que são constantes, são eternos e estão presentes na nossa história de vida. Se nós tomássemos o primeiro segundo da nossa encarnação no mundo, até o último segundo da nossa passagem para a vida eterna, nós estaríamos vendo um filme, um filme muito bem desenhado e permeado pelo amor de Deus, pelo amor de Divino.

O próprio Jesus orienta os seus seguidores, os seus discípulos, a viver plenamente essa experiência do movimento ascendente e descendente, ou seja, os discípulos são convidados agora a continuar a obra de Jesus, indo ao encontro das pessoas doentes, trazendo a cura, indo ao encontro dos irmãos oprimidos e trazendo assim a libertação através da Palavra de luz, de esperança, ir ao encontro das pessoas desvalidas, usadas, manipuladas e libertá-las da opressão do inimigo, dos faraós desta vida e o Senhor diz: esse ato de você realizar o bem, há um movimento descendente é Deus pela graça que vai fazer de você um instrumento, para obra dele continuar e você vai corresponder com os efeitos desta bênção, desta graça que vem do alto, com aquilo que é necessário para tua vida: a paz e a certeza de estar cumprindo bem a sua missão.

Por isso não há necessidade de se preocupar em receber o dinheiro porque fez o bem ou aplausos ou elogios. Não fica preocupado com isto, não vá atrás disso, mais sim, presta atenção às maravilhas que Deus vai realizando naturalmente na tua vida, porque você corresponde a esse movimento descendente. Deus que vem ao teu encontro, Deus que te capacita, Deus que se agacha até você, que vem aqui abaixo ao teu encontro, à tua alma, à tua mente e ao teu coração e você agora corresponde, fazendo o movimento ascendente, ou seja, se esforçando para ser um instrumento dele junto à sua família, junto à seu esposo, sua esposa, à seus filhos, na comunidade, do local onde você trabalha.

Ah! se todos nós tivéssemos essa consciência de corresponder a este agachamento de Deus. E nós vamos nos ascendendo, nós vamos nos elevando àquele que está nas alturas, mas que está muito presente, aqui na terra, muito presente entre nós.

Faço o convite para nós fazermos esse caminho, correspondermos a esses movimentos necessários e diários e constantes, muitas vezes não conscientes, mas necessários e tomarmos consciência, nota e tomarmos posse, que Deus todo dia se abaixa ao nosso encontro, todo dia Deus quer tocar o nosso coração, todo dia Deus quer mostrar o seu amor por nós, a beleza da ternura e de tudo que ele fez por amor a cada um de nós, resta-nos agora conduzir ao movimento contrário, ao encontro das alturas nosso movimento ascendente, nosso movimento de resposta, àquele que tanto nos ama.

Que o Senhor nos ajude a manter esta missão na terra, a sermos bons discípulos Dele e que Santa Paulina nossa primeira Santa, considerada no Brasil, interceda por nossa Nação, pelo nosso povo que tanto sofre esse momento da epidemia, nesse momento sofrido das doenças, mas ao mesmo tempo do desemprego, dos desvalidos. Que ela toque os corações daqueles que tem autoridade para o bem público e principalmente aqueles que têm condições financeiras neste mundo, para ajudar os que não estão sendo favorecidos, que assim seja!