Celebração da Fé 29/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 29/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Respondeu ela: ‘Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo’” (João 11,27).

Senhor nosso Deus, obrigado por mais um dia, o Senhor abriu nossos olhos tocou a nossa mente e o nosso coração e despertou a nossa alma para podermos continuar o caminho e o cumprimento da nossa missão. Desejamos diante do seu altar Senhor, apresentar nossas boas intenções, rezamos em primeiro lugar por nossa família, para que a paz, a harmonia, o perdão, a busca sempre de reconciliação, o amor zeloso que cuida do próximo estejam presentes no nosso lar, nossa igreja doméstica, como também intercessão, rezamos pelos irmãos adoecidos, aqueles que estão internados nos hospitais, principalmente nos leitos das UTI’S, que a bênção do Senhor juntamente com a ciência dos homens, aliadas, possam levar a cura a tantos irmãos sofredores vítimas desta epidemia.

Rezamos também Senhor, por aqueles que estão angustiados, entristecidos, deprimidos, por diversas situações existenciais no tempo presente, o desemprego, os conflitos em família, a preocupação com o dia de amanhã e pedimos que o vosso espírito acalme estas almas que vivem momentos de tensão e preocupação e acima de tudo de angústia diante das incertezas do amanhã.

Por fim Senhor rezamos por cada um de nós, por aqueles que estão nos acompanhando nesse momento orante para que possamos buscar e encontrar a vossa Misericórdia que é infinita e que acalma o coração e que nos faz pessoas mais humanas, mais próximas da vossa graça, posto esse nosso bom motivo de estarmos reunidos celebrando a Fé, queremos compreender sempre mais a vossa palavra principalmente hoje em qual a igreja nos convida a contemplarmos a vida o testemunho e a acolhida de Santa Marta, a irmã de Lázaro e de Maria a qual o vosso filho Jesus tanto gostava de ir, a cidadezinha de Betânia.

Betânia era o lugar preferido em que Jesus ia para ser acolhido, para se tornar hóspede de amor, e é por isso que muitas vezes encontramos nos Santos Evangelhos Jesus indo para Betânia, lá ele se sentia em casa, lá ele era acolhido com muito afeto, com muito zelo, com muito carinho, através daqueles irmãos, Lázaro, Marta e Maria, experimentamos momentos íntimos de família, experimentamos momentos de profunda reflexão à luz da palavra de Deus, quando Jesus chama atenção para o que é essencial, que é a escuta da sua Palavra, da vontade do Pai, nem todas as vezes o essencial é aquilo que a gente se agarra, os nossos afazeres.

Lembremos do diálogo deles com Marta e Maria, quando Maria deixa o tempo ser ocupado na escuta de Jesus e Marta está preocupada em afazeres domésticos, e Jesus evidentemente aproveita aquele momento, para catequizar e explicar. O essencial está na busca da Palavra, o essencial está em praticar o bem, à luz das orientações Divinas, nem sempre aquilo que a gente acha que é tão essencial, ele é essencial, porque muitas vezes tem a ver com o supérfluo da vida, aquilo que é passageiro.

Colocar Deus no centro, apresentar o nosso sim para Deus como essencial é desejável por aquele que nos deu a vida e é plausível para todos aqueles que estão realmente de coração sincero buscando o Senhor.

Quando nós ouvimos da primeira leitura, João dizendo que Deus é amor e quem ama conhece Deus, já nos dá um primeiro sinal do quanto que Marta amava o Senhor . Ela encontra em Deus, assim como nós buscamos no Senhor, a fonte e a essência para sua vida. Quem ama, ama e busca vida. A palavra, amor significa, negação da Morte, toda vez que eu experimento a força, o poder de amar, estou negando todo tipo de morte, a doença, o insucesso, o fracasso, a divisão, a destruição.

Por isso que quando eu digo para o meu esposo, minha esposa, meus filhos, amigos, sem nenhum tipo de outra intenção, mas digo: eu te amo, eu não estou dando uma frase de efeito romântico, mas eu estou dando uma bênção àquela pessoa, eu estou dizendo: eu desejo que você não passe por nenhum tipo de morte e sofrimento nesse mundo, ao contrário, eu quero vida para ti, eu quero que você cresça que você você seja uma pessoa feliz em harmonia. Eu te amo: amor, negação da morte.

Até porque se Deus é Amor ele gera vida, Ele não quer a morte do pecador, ele não quer nossa morte, Ele não quer a morte da sua criação, mas que nós vivamos e vivamos plenamente. Isso é entender o que é o amor, aquele que cria, cuida e salva, aquele que quer a nossa restauração, a ponto de enviar a maior prova do seu AMOR, o próprio Jesus Cristo, que nele nós fomos alertados do pecado e do mal e foi aberta a porta da Salvação em Jesus Cristo.

Deus é amor e quem ama Deus experimenta a força desse amor. Mas é verdade também o contrário, aquele que não ama, aquele que vive uma vida amarga nesta vida, não conhece a Deus não sabe quem é o Senhor, às vezes até fala de Deus, mas não faz a experiência em Deus. Por isso meu irmão, minha irmã, observe suas ações no mundo.

Será que, o que eu realizo tem a manifestação do poder AMOR? Ou eu faço por ágio, por obrigação, com raiva, com ódio, porque eu tenho que fazer se não vão falar mal de mim, porque eu tenho que realizar alguma coisa para aparecer na minha família, na igreja, onde eu convivo?

Amor é uma experiência gratuita, é uma experiência de poder de doação. Se você se ama, a passando a amar a si mesmo, passa amar também o próximo, porque Deus está em ti, é uma verdadeira rede de graça. Eu me amo, amo a Deus, Deus me ama, Deus me amando e eu amando a Deus, eu amo meu próximo, e vou fazer o bem ao próximo. Marta faz essa experiência, é lapidada ao passar do tempo pela presença do Senhor, mas ela abriu as portas da casa dela, ela acolhia Jesus, ela se preocupava com alguns detalhes domésticos, para acolher bem o Senhor.

Será que nós abrimos as portas da nossa casa, da nossa igreja doméstica, principalmente para aquele quer entrar? Jesus Cristo? Será que as nossas casas não tem vários enfeites e quadros, imagens, mas menos a presença do Senhor?

Será que nós não estamos esquecendo de evocar o nome de Deus todos os dias, dentro do nosso solo sagrado, a nossa casa? Esse solo sagrado, onde nós aprendemos a amar, a perdoar, a cuidar, a curar e a recomeçar?

Será que nossas casas não têm se tornando verdadeiras e repúblicas, onde entram e saem e nem sequer se diz um bom dia, uma boa tarde, uma boa noite?

Será que nossas casas não têm se tornado simplesmente um local em que as pessoas se abrigam, para não estarem na rua? Mas já não se encontram mais para viver a força do amor?

Antigamente a mesa de se alimentar, de almoçar, de jantar, era um encontro de uma família, de uma casa, era um objeto em que conseguia unir as pessoas e ali ao longo do almoço ou da janta, nós conversávamos, nós falávamos uns dos outros, até da vida do outro a gente falava. Hoje, no tempo moderno, com tantas outras ocupações, cada um entra no seu quarto, liga a televisão com prato de comida e já não há mais o motivo de se encontrar.

Como viver o AMOR desta forma? Como fazer da nossa casa esse espaço que é uma república e não uma Betânia?

Marta, então hoje, nos convida a fazer da nossa casa a verdadeira Betânia, que acolhe Deus, não de boca para fora, mas acolhe Deus sim, porque Deus reina na sua casa, porque você faz a experiência do amor, do perdão, do cuidado, da atenção, do respeito para com todos aqueles que estão ao redor da tua mesa. O teu lar, a tua igreja doméstica é a Betânia. Uma Betânia que sabe acolher, que sabe cuidar e que sabe amar.

Mas a casa só tem sentido se esses corações que estiverem nesta casa, estiverem vibrando o amor a Deus, a casa em si é um objeto morto, mas as paredes se tornam vivas, quando os corações amam e vão aprendendo a amar até o último momento do fim da sua missão neste mundo.

Que Betânia seja a sua casa, o seu apartamento, o seu quartinho, o seu espaço sagrado, o seu solo em que você pisa com a sua família e que nada venha trazer sofrimento divisão a este espaço e que Betânia seja a tua casa.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta