Celebração da Fé 29/06/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás’. Jesus lhe respondeu: ‘As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mateus 8,19-20).

…”Muitas vezes nós não medimos as consequências dos nossos atos, das nossas infidelidades meus irmãos. Tudo tem uma consequência nesta vida, ao plantarmos o bem muito provavelmente teremos a consequência do bem, ao plantarmos o mal também viveremos as consequências do mal feito.

…O Senhor Jesus acolhe no Evangelho duas experiências: uma de fidelidade e uma de quase fidelidade, um Doutor da Lei, um homem letrado, um homem que entendia das leis dos homens e das leis sagradas. Provavelmente acompanhava Jesus já por um certo tempo e já estava bem seduzido pela palavra do Reino, ele apresenta então a sua fé em Jesus e diz: Senhor, para onde fores, eu te seguirei, é uma declaração de muita confiança, de amor, de fidelidade. Eu deixarei minha família, eu deixarei minha situação de vida, eu deixarei as coisas do meu cotidiano para te seguir Senhor! Disse aquele Dr. da Lei, isso é fidelidade, abandonar a sua vidinha, para assumir uma nova realidade em Cristo.

E Jesus alerta essa pessoa e diz: olha tudo bem, mas eu não te prometo nem ouro, nem prata, nem aplausos e elogios, porque as raposas tem suas tocas para se esconder, para se proteger dos perversos dos caçadores, os pássaros têm seus ninhos para se reproduzir para se manterem suspensos para se protegerem também do caçador.

Mas o filho do homem, eu, não tenho nem onde reclinar a minha cabeça, ou seja, desprovido de bens materiais, desprovido de seguranças falsas do mundo, das proteções que nós achamos, que nós temos nesse mundo, que nem sempre temos, se não for a Divina, se não for de Deus, não temos proteção quase nenhuma, se a mão do Todo Poderoso não tiver nos protegendo, meus irmãos, nós não teremos nunca onde reclinar a nossa cabeça, nós sabemos disso, não é o muro alto, não é o cachorro não é o sistema de alarme de segurança que vai nos proteger, se a mão do Todo Poderoso não estiver nos guiando.

Uma outra pessoa se coloca diante do Senhor e diz também que vai segui-lo, mas antes precisa sepultar o seu pai, ou seja, não é que o pai tivesse morto, mas quis dizer o seguinte: Olha eu vou te servir, quando eu tiver, então, cumprido com essa missão, ou seja, não sei, pode ser amanhã, pode ser próximo ano, pode ser daqui muitos há muitos anos que o meu pai faleça, então, eu vou seguir o Senhor.

É a mentalidade de muita gente que nós conhecemos, de muita gente que diz: padre, quando meus filhos se formarem, quando os meus filhos casarem, quando meus filhos estiverem bem, aí eu vou ajudar na igreja. Padre, quando eu me aposentar, vê lá uma função para eu ajudar a comunidade… meu irmão, minha irmã esse é o exemplo desse segundo discípulo, meio discípulo, vamos dizer a verdade não é? Que na verdade, quer seguir o Senhor mas depois que ajeitar sua vida, ou seja, seguir a Deus, seguir a missão do Cristo é secundária, não é essencial, não é primordial.

Imagine se os padres, as religiosas, os homens e as mulheres engajados, convictos ma igreja, fossem resolver todos os seus problemas para depois servir a Deus, o seria da Igreja? o que seria da sociedade? Se nós esperássemos resolver todos os problemas da nossa família, nos aposentarmos, temos uma estabilidade talvez financeira, para servir a Deus, o que seria da humanidade?

O tempo está correndo, o tempo está passando, os problemas e as soluções caminham juntos, resta-nos temos a coragem de seguir a Deus, independente daquilo que nós ainda realizaremos, é tanto que Jesus é muito direto deixe que os mortos enterrem seus mortos rapaz, a ti, te cabe, o vem e segue-me, confie deixe.

Agora, você resolver toda sua vida para vir e fazer o apostolado talvez seja tarde demais, vou usar uma expressão pouco chula, para os irmãos entenderem: Deus não merece o nosso bagaço. Vou repetir: Deus não merece o nosso bagaço, Ele merece o todo nosso, toda a nossa energia, toda a nossa força, toda a nossa idade, o nosso tempo presente, nossas capacidades, Deus merece, porque ele é um SENHOR de todos é o Senhor de tudo é ele que nos deu tudo que nós temos e exercermos.

Que o Senhor nos ajude a compreender, que nossas infidelidades tem consequências, que Deus nos ajude a compreender que não dá para ficar esperando resolver todos os problemas da nossa vida pessoal ou familiar para poder servi-lo e fazer o bem na terra, e que Deus nos ajude a compreender que: toda a nossa fidelidade, nossa coragem teremos um retorno: a BÊNÇÃO. Teremos um retorno: a SALVAÇÃO. Teremos um retorno: seremos chamados os bem-aventurados, discípulos e apóstolos do Reino de Deus.”