Celebração da Fé 08/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 08/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’” (Mateus 10,6-7).

Deus seja louvado por mais um dia da nossa existência, o Senhor abriu os nossos olhos para darmos sequência ao cumprimento da nossa missão. Agradecemos a Deus este dom o maior que Ele nos presenteou: o dom da vida. E a partir deste dom, todos os outros dons, todas as outras virtudes e talentos que a vida foi nos conduzindo a exercitar na nossa vida. Há aqueles que têm o dom de ensinar, aqueles que têm o dom de curar, aqueles que têm o dom de liderar e administrar e tantos outros atos que são reflexo da presença de Deus no mundo.

A palavra do Senhor hoje, nos convida primeiramente, a nos voltarmos para o Senhor, a procurarmos o Senhor enquanto é tempo. O profeta Oseias chama atenção para o povo de Israel que estava sofrendo as consequências negativas de seus erros, principalmente diante da idolatria principalmente, diante da infidelidade ao Deus que tinha feito tanto por eles e continuava a fazer por amor. Havia libertado o povo do Egito, havia libertado o povo tantos outros exílios, mas o povo ainda de cabeça dura teimava em virar as costas para Deus, de construir altares para Deuses imaginados, construir altares para sacrifícios impuros e assim o povo foi se autodestruindo até chegar ao território da Samaria.

O profeta Oseias chama atenção e exorta o povo a procurar o Senhor enquanto é tempo. Repito meus irmãos: procure o Senhor enquanto é tempo. Sempre é tempo de Deus para aqueles que querem recomeçar, sempre é tempo de Deus para aqueles que querem corrigir seus erros e buscar o caminho da verdade, da Luz, da libertação.

Essa exortação do profeta Oseias toca profundamente na nossa mente, no nosso coração, porque não dizer na nossa alma. Porque pessoas que muitas vezes estão errando acham que já estão perdidas, já estão na porta do inferno e que não tem mais como voltar para Deus. Sim, meu irmão, sim minha irmã, tem tempo. O tempo de Deus ele é eterno, o tempo de Deus é Kairológico, é o tempo da Graça.

O que resta é você dizer: Eu quero, eu aceito o Senhor na minha vida, faça-se Senhor em mim, segundo a tua promessa Senhor, assim como tão disse a Virgem Maria: faça-se a tua vontade na minha vida Senhor! Procure o Senhor enquanto é tempo o profeta hoje nos chama a meditar a essa fala, enquanto é tempo. Pode ser na juventude, pode ser na fase adulta, no tempo presente ou pode ser até mesmo na velhice. Sempre é tempo para Deus!

A passagem para o mundo eterno, na beira da morte, os santos padres na Patrística diziam, que ninguém sabe, mas naqueles últimos segundos da nossa passagem se verdadeiramente o homem ou a mulher se volta para Deus, se verdadeiramente aquele homem, aquela mulher se arrepende de suas faltas e deseja o Deus amor, por esse amor, por essa infinita misericórdia e compaixão do Senhor por nós, ele o salvará, a salvará.

A palavra do Senhor nos convida a entender que sempre é tempo, para o tempo de Deus, é tanto que Jesus ao iniciar sua missão de revelar a humanidade a Israel, o rosto verdadeiro do Pai, esse Pai que acredita na nossa restauração, na nossa renovação de vida, Ele chama 12 testemunhas oculares desta bondade de Deus pelo caminho durante aqueles três anos de Missão.

Ele não convida nenhum Rei, nenhum Imperador, nenhum preponente que vivia naquele tempo histórico, fazendo mal ao povo de Deus. Ao contrário, o Senhor, Ele convida pessoas muito simples, pescadores, aqueles que seriam tecelões de rede de pesca, outros simplesmente gente do povo, zelota, até mesmo um traidor e, entre todos, talvez o que tivesse mais condições, talvez um pouco mais no sentido de alfabetização, seria Levi o Mateus, que era cobrador de impostos e que vivia como um funcionário do Governo Romano, em terras Israelenses, a terra de Israel. E ali ele trocava as moedas do povo e cobrava os impostos para Roma.

É bom lembrar que Jesus chama 12 homens muito simples, semi-alfabetos, outros analfabetos, outros um pouquinho mais bem formado no sentido das letras. Porque que o Senhor chama? Para mostrar o tempo de Deus. Cada homem deste, cada Apóstolo, o Senhor foi gerando uma obra, no tempo dele, o Senhor foi lapidando esta rocha, esta pedra que talvez não estava sendo vista o seu valor, mas que polida no amor de Deus, se tornou uma jóia pra História da Salvação.

Temos um Pedro de uma personalidade muito forte, uma personalidade incisiva, mas que se torna o coordenador de toda a comunidade cristã no início, temos um André bastante humano, capaz de ver na simplicidade de uma criança, a doação de cinco pães e dois peixinhos. Temos um Thiago e um João, pescadores, que deixam a mesmice da sua família junto ao seu pai, para seguir o Senhor. E vamos acompanhando cada Apóstolo e entendendo, porque que o senhor chamou este povo.

Justamente para que o tempo de Deus trabalhasse o tempo humano de cada um, a ponto deles serem conduzidos ao AMOR verdadeiro, ao AMOR EXAGERADO, ao AMOR de doação ao próximo.

Se você ler as Sagradas Escrituras desde esse primeiro momento do chamado que Jesus fez a cada um até o fim de suas vidas como que cada um prestou a sua fidelidade a Deus, a gente entende que o tempo de Deus aconteceu na vida desses homens. Infelizmente dentre todos, temos o mau exemplo de Iscariotes, Judas, que não desejou entrar no tempo de Deus, nem deixou o tempo de Deus entrar na sua vida, por isso ele se adianta, por isso ele aniquila sua própria vida, através do suicídio e sabemos que ele não deixou o tempo de Deus penetrar no seu tempo de vida.

Por isso meu irmão, minha irmã, procure o Senhor, enquanto é tempo. Talvez pra cada um de nós o tempo esteja correndo, não tenhamos a significância do que esse tempo que corre nas nossas vidas, mas sempre é tempo de Deus! Busque o Senhor enquanto há possibilidade.

O Senhor quando age na nossa vida, Ele nos dá capacidades para fazer as vezes Dele na terra, veja que o próprio Jesus, ao chamar cada um capacitou e disse: olha vocês vão, curar, vão salvar, vão restaurar vidas, não cobrem nada, não esperem elogios e aplausos, façam! Façam em nome de Deus.

Isso é muito importante nós tomarmos posse porque, quando nós fazemos e fazemos em nome do Senhor sem nenhum interesse de comércio com ele, o tempo Kairológico, o tempo da Graça, ele envolve o nosso tempo cronológico, nosso tempo humano, e tudo aquilo que é necessário passar neste mundo, no nosso tempo, de melhor será realizado, porque estamos envolvidos no tempo da Graça. E vamos ser capacitados e vamos fazendo cada vez mais.

Muitas vezes nossa força física, a nossa velhice, está bem presente, mas continuamos a fazer, como tantos irmãos que a gente observa na comunidade, pessoas as vezes tão ‘frageisinhas’, as vezes tão cansadas fisicamente, mas uma rocha, uma força que nós pensamos: de onde que vem esta força, para servir tanto os irmãos, a igreja, de onde que vem essa força dessa pessoa, tão frágil às vezes já tão idosa? mas está ali, quero servir o meu Senhor! Porque? com certeza essa pessoa já achou o tempo de Deus em sua vida.

Repito: essa pessoa mesmo fragilizada fisicamente, já achou tem de Deus na sua vida.

Que o Senhor nos ajude a busca-lo enquanto é tempo não deixemos para os últimos segundos mesmo sabendo da misericórdia de Deus, que sempre salva, mas não deixemos para saborear a graça nos últimos segundos, é aqui e agora, é hoje que nós devemos experimentar o tempo de Deus, a graça do Senhor.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta