Celebração da Fé 07/08/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida?” (Mateus 16,26)

Querido irmão, querida irmã, iniciamos a caminhada de um novo dia, sexta-feira, e como nos diz a tradição da nossa Igreja, somos também convidados a viver a devoção ao Sagrado Coração de Jesus ao longo de toda sexta-feira, que nos reporta A Paixão de Cristo, foi numa sexta-feira que o Senhor Jesus foi flagelado e levado a cruz, em expiação dos nossos pecados, o Senhor Jesus, em vez de pedir vingança ao os seus algozes, que o martirizavam, injustamente, Jesus olha para o céu e pede ao Pai, pede ao pai para que ele tenha misericórdia de todos nós.

Meu irmão, minha irmã, celebrar então, essa devoção é pedir ao coração do Deus puríssimo, que toque os nossos corações, que cure as nossas máculas, as rachaduras que o tempo nos provoca, todo tipo de ódio, vingança, arrogância, desejo de mal para o próximo. A justiça de Deus ela é Divina ela é constante, ela é eterna e ela e certeira, a própria justiça de Deus corrige o que tá errado e faz aquilo que do passado foi dano, se tornar correção para a vida presente em vista do futuro.

Cremos nisso e cremos que a Paixão do Senhor não foi à toa, mais foi o retrato mais fiel da fidelidade de um Deus que ama toda a humanidade. Celebrando então a devoção Sagrado Coração de Jesus, desejamos também compreender o Evangelho de hoje que fala tanto de nós seguirmos o Mestre mas tomando a nossa cruz. Cada um tem um sentido de estar passando por esse mundo. Cada ser humano tem uma cruz, e essa cruz está muito ligada a missão, ao porquê, ao sentido da nossa vida.

Alguns como esposo, esposa, outros os filhos, outros como pais, outros como profissionais, outros como celibatários abraçando uma causa, um ideal, para o bem da sociedade, da humanidade, da natureza, mas cada um carrega a sua cruz, e ao carregar a cruz sentimos o peso dela. É claro que não é fácil seguir nosso Senhor Jesus Cristo, há uma carga, há um peso, há sacrifício, a vida ela é cheia de sacrifícios, de renúncias e de quedas. Veja que o próprio Cristo caiu três vezes carregando a sua cruz, nós caímos também, mas pela graça de Deus, nos levantamos e continuamos a missão. Existem pessoas hoje, muito fragilizadas, pelo tempo que estamos vivendo, preocupações, pela epidemia, mas Deus dá para cada um, o peso de uma cruz capaz de ser carregada.

Lembre da semeadura, da parábola da semeadura, que o Senhor disse que cada um vai gerar conforme a sua condição, frutos, alguns vão gerar 30 frutos, outros vão gerar 60, outros vão gerar 100, não importa, o importante é que a gente dê conta de levar, mesmo com sacrifício, com peso com o ardor do dia a dia, das preocupações, a cruz, que Senhor nos concedeu, esse é o sentido condicional para estarmos com Senhor e quem assim entende, não vai perder a sua vida, mas vai salvá-la, por quê?

Porque nós estaremos seguindo o exemplo do Divino Mestre Jesus, que foi até o fim com fidelidade ao Pai, carregando aquela Cruz, pela Via Crucis, sem reclamar, sem abandonar a Cruz e sem querer gerar vingança, diante dos seus algozes.

Então hoje, o convite muito sincero da Palavra é que não abandonemos a nossa cruz, cada um tem o seu sentido de estar passando por esse mundo, o peso dessa cruz está estabelecido para cada um, nos resta termos perseverança, sabermos que a mão do Criador está também nos amparando e que nós vamos até o fim com determinação, muitas vezes com resignação, mas também com profundo amor, a Deus e a causa da vida.

Que a tua cruz, seja levada nos teus ombros e no teu coração, com a certeza de que você não caminha sozinho, mas que Deus está contigo, ao teu lado, Ele é que nos ajuda a ir até o fim.