Celebração da Fé 25/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 25/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Mateus 20,27-28).

Meu querido irmão, minha querida irmã, louvado seja Deus por mais uma semana concedida por sua graça na nossa vida, sábado é um dia convidativo a fazermos um resumo, uma avaliação da semana. O que eu consegui realizar realizar sob a proteção Divina ao longo desses dias? Será que cometi alguma falha, algum erro que eu preciso receber o perdão de Deus e do meu próximo? Ou eu preciso também, além de conceder o perdão e receber, consigo detectar as maravilhas que Deus realizou na minha vida ao longo desses dias? E louvar a Deus e agradecer ao Senhor as maravilhas que Ele vem sempre realizando na vida do ser humano. Por isso meu querido irmão, minha querida irmã, somos mais do que maravilhados da Graça de Deus, somos homens e mulheres de bênção, porque o Senhor nos trouxe até aqui.

Desde já queremos consagrar a nova semana que se iniciará, como igreja celebraremos neste domingo, dia do Senhor, o início da 17° semana do tempo comum, desde já preparemos constantemente nosso coração, nossa alma, para nos colocarmos diante do Altíssimo e sob a sua proteção Divina e sob o ensinamento de nosso Senhor Jesus Cristo, nós trilharmos bem a caminhada dessa nova semana

A Palavra hoje nos convida a celebramos o martírio, a coragem a vida, o testemunho de seguimento a Jesus Cristo desse apóstolo chamado Tiago, considerado, chamado Tiago Maior, irmão de João, o jovem João, eles eram filhos de Zebedeu, viviam da pesca de uma forma particular, Tiago além de fazer o ofício de pescador ele também tecia as redes para pesca.

Um belo dia Jesus o chama e assim ele deixa as redes, deixa seu pai Zebedeu e juntamente com seu irmão João vão seguir Jesus. Ele é testemunha ocular, dos milagres, das curas, de tudo o que o Senhor realizou na passagem por este mundo, anunciando o Reino dos Céus, e foi considerado também o primeiro Mártir, foi primeiro a ser martirizado por não ter negado Jesus em sua vida, foi assassinado por ordem de Herodes Agripa, foi decapitado. Mas essa morte ela não foi em vão, ao contrário, sendo o primeiro mártir dos Apóstolos ele abre um caminho de encorajamento a tantos homens e mulheres que são discípulos do Senhor e que não curvam as suas colunas diante do mal ou da negação de Deus.

São Paulo na comunidade de Corinto, vem nos falar que nós somos tão frágeis como vasos de argila carregando um tesouro imenso , que é a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, encarnada na sua Palavra. Palavra essa que está entre nós, quem somos nós meus irmãos? Tão frágeis, assim como descreve tão bem São Paulo, somos vasos de argila transportando, carregando, manifestando, um tesouro maravilhoso, um tesouro que nós chamamos a graça de Deus.

Essa graça, ela se manifesta pela Palavra, se manifesta pela presença Sacramental do Senhor e se manifesta porque Deus é misericórdia e essa misericórdia é infinita, e ela está presente em nós. Somos muitas vezes perseguidos, muitas vezes somos quase que aniquilados, mas nunca vencidos disse São Paulo, porque aqueles que têm suas raízes em Deus, que constroem sua casa no alicerce seguro que é a palavra do Senhor, jamais será aniquilado, vencido, derrotado, o Senhor sempre amparará, entenderá sua mão e erguerá os caídos.

Foi para isso que Ele enviou seu próprio filho, para elevar aos tronos aqueles que realmente foram necessitados da Graça Divina, humilhados por aqueles que estavam sentados nos tronos, os soberbos de coração. A Palavra do Senhor nos chama muita atenção justamente, para a soberba, para a ganância e até mesmo pela busca de privilégios.

Quando nós ouvimos Evangelho e que a gente começa a imaginar a cena da mãe de Tiago e João indo ao encontro de Jesus, para pedir um privilégio, um favor, a gente começa a entender o que é realmente a soberba humana, a necessidade de ser valorizado, mas no sentido da superioridade, de ser melhor do que os outros.

No primeiro momento a gente compreende perfeitamente, que é mãe e mãe quer o melhor para seus filhos, mãe busca sempre aquilo que possa trazer edificação aos seus filhos, nesse primeiro momento entendemos que, a mãe de Tiago e João pede a Jesus um lugar à direita outro à esquerda, quando Jesus tiver na glória, porque ela queria, ela desejava que seus filhos, seus amados filhos, estivessem com o Senhor para sempre e mais do que isso que estivessem em lugares de honra, um à direita outro à esquerda. Jesus acolhe aquela fala materna de uma mãe muitas vezes caprichosa, dedicada a seus filhos, amorosa, mas que não tem a sensibilidade e o bom entendimento do que estava pedindo.

Talvez a mãe de Tiago e João entendia esses dois lugares como locais de privilégio, de status, de glória e benefícios, e aí Jesus faz a pergunta: por acaso eles poderão beber o cálice que eu vou beber? Ou seja, eu o filho do homem, vim ao um mundo sem nenhum privilégio, eu serei assassinado na cruz e não terei também nenhum privilégio, a minha vida desde a encarnação até a crucifixão, será uma Via Crucis, sem nenhum tipo de privilégio, será que eles terão condições, coragem, de tomar esse cálice, de ir comigo até o fim?

E aí já não é mais a mãe que responde, mas os próprios filhos, conscientes de suas opções de vida: ‘sim Senhor, nós podemos!’ E Jesus imediatamente, diz: sim vocês poderão, mas não cabe a mim, dar esse espaço à direita, à esquerda no Paraíso, na casa Celeste, ao contrário, cabe ao meu Pai, é ele lhe dirá quem sentara a minha direita, quem sentará a minha esquerda.

Imediatamente os outros 10 Apóstolos viram que a mãe de Tiago e João estava negociando, estava buscando esse lugar de privilégio, de oportunidades e ficam com raiva, ficam chateados e começam a se indignar com aquela situação, porque também eles querem esse lugar de honra, perto do Senhor. Talvez cada um de nós que agora escuta esse Evangelho, talvez teria as mesmas atitudes, eu quero ficar pertinho de Jesus, eu quero que ele me reconheça, eu quero que ele me acolha, eu quero está bem próximo do meu Salvador.

Humanamente falando é até compreensível, mas o Senhor corrige essas desvirtuações, porque Ele sabe e Ele quer nos ensinar justamente, que caminhar com Ele é carregar a cruz de todo dia, sem desistir da missão que o Deus Criador nos concedeu, na passagem por esse mundo. Tem um preço, é o peso da sua cruz, cada um carregando a sua e Jesus nos ajudando a carregar cada uma das nossas cruzes.

Queridos irmãos Jesus chama atenção dos 10 apóstolos, vocês não podem imitar os grandes desse mundo, os grandes desse mundo fazem isso que vocês estão querendo e na busca desesperada pelo poder, matam, roubam, mentem, enganam, vocês foram chamados a serem discípulos do Reino para justamente demonstrar ao mundo que é possível exercitar o poder, mas não esse poder do mando, do autoritarismo, do domínio. O poder do amor, esse poder maravilhoso que é capaz de curar, resgatar os caídos de salvar, de libertar, só quem exercita o verdadeiro poder chamado AMOR, é capaz de realizar grandes obras como eu faço, disse o Senhor, não façam isso, não sejam assim.

Essa fala de Jesus nos chama muita atenção, porque no meio das nossas famílias, no meio das nossas comunidades, da própria Igreja, na sociedade, a gente encontra pessoas desequilibradas em busca desse poder, desse privilégio, e em nome desse privilégio matam, mentem, enganam, roubam, criam calunia, difamação.

Nós estamos hoje, cada vez mais envolvidos com a tecnologia de informação, os meios de comunicação e olha a quantidade de Fake News, de mentiras para derrubar o outro, o outro que passa ser uma ameaça para mim, então eu minto, eu difamo, eu crio julgamentos falsos, eu calunio, para poder ter ascensão, de um poder que é efêmero, como dizer Eclesiastes, tudo passa, tudo é vaidade, vaidade das vaidades. Tudo cai por terra quando chega a linha que nos une, a linha da morte.

Por isso meu irmão minha irmã, que o Senhor Jesus nos ajude a compreender, que caminhar com Ele é caminhar para luz sempre, para salvação sempre, porém sabendo existe o peso da cruz, que não existe os privilégios do mundo e que essa busca desenfreada pelo poder, o poder do mando, de ser melhor, de ser maior, mais importante, cai por terra, quando o Senhor diz através de Paulo: Nós somos tão frágeis, nós somos vasos de argila, carregando um tesouro maravilhoso, a presença e a Graça Divina.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta