Neste ano, a semana mais importante dentro do calendário litúrgico foi celebrada de forma diferente. Em meio à pandemia do Coronavírus que afeta o Brasil e o mundo, a recomendação dos órgãos de saúde é de celebrações sem a presença de fiéis nas igrejas, evitando aglomerações e riscos de contágio.
A comunidade religiosa do Santuário de Adoração São Pedro Julião Eymard, de Sete Lagoas, celebrou a Semana Santa com alegria, devoção e espírito de recolhimento. Foi uma semana dedicada à oração e contemplação do mistério Pascal por parte dos religiosos que conformam a comunidade (Pe. Jackson Frota, Pe. Raimundo Dan e Pe. Juan Enrique), lembrando que Pe. Juan Enrique se encontra no Chile, foi passar suas férias e teve de ficar por causa da pandemia. Por prevenção o seu isolamento esta sendo realizado no seu país.
Respeitando todas as orientações do ministério da saúde em relação ao distanciamento e normas de proteção, os religiosos celebraram todos os momentos importantes da liturgia via transmissão ao vivo pelas redes sociais, contando apenas com a presença de pessoas indispensáveis para cada momento litúrgico.
Destacamos, ademais, que as celebrações foram realizadas na capela da comunidade, já que o santuário está sendo reformado para melhor receber os devotos do Santíssimo Sacramento e fiéis que procuram no santuário a Jesus na Eucaristia. Padre Jackson nos conta que dentro de pouco tempo serão finalizadas as obras de reforma do santuário. Confiamos que para esse momento a pandemia de Covid-19 tenha sido já controlada.
Em nome da Comunidade do Santuário de Adoração São Pedro Julião Eymard, Feliz Páscoa!