Celebração da Fé 01/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Eles então gritaram: ‘Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?’” (Mt 8,29).

“A palavra de Deus, hoje, nos chama muita atenção para nos desviarmos do caminho do mal, para sermos cada vez mais homens e mulheres discernidos e assumirmos um compromisso com as forças do bem.

O profeta Amós, o Profeta da justiça nos chama muita atenção e nos convida a odiarmos o mal, ou seja, a não nos aproximamos do mal. Aquilo que a gente odeia, a gente quer distância, né verdade? aquilo que a gente ama, a gente quer estar perto, próximo, sentir. E ele nos convida a amar o bem, amar a justiça, buscar cumprir o que é luz e não que é trevas. Vivemos um tempo difícil da humanidade em que muitas vezes nós observamos o mal prevalecendo, pessoas enriquecendo financeiramente falando, pessoas apresentando poder, mas diante de muitos malfeitos.

Estar com Jesus significa estar na contramão dessa situação, não é porque meu vizinho está enriquecendo fazendo mal, fazendo injustiça, que eu tenho que copia-lo, temos que copiar aquilo que é bom, aquilo que é belo, aquilo que mostra a presença de Deus é a presença da luz. Tem os que caminhar na contramão. Estar com o Senhor significa, um esforço pessoal muito grande significa, um sacrifício contínuo, constante, ir na contramão do mundo, que nos diz que o esperto, o inteligente é aquele que tira proveito do outro, que faz mal ao outro, que usurpa do direito do outro e Jesus faz um convite totalmente ao contrário, é você que tem que ir na contramão, é você que tem que tomar a sua cruz e caminhar comigo e vencer tudo que é mal, tudo aquilo que nos destrói.

Tanto o bem, como o mal tem consequências, a questão da diferença do bem e do mal é justamente porque um constrói e o outro destrói e a questão do tempo, as consequências podem demorar pouco como também pode demorar muito, mas ela sempre vem. Se você plantou o mal você colherá em algum momento do tempo da sua vida, o mal. Se você plantou o bem, do mesmo jeito este bem voltará para você em algum determinado tempo da sua vida, por isso meu irmão, minha irmã, você que me ouve agora nesse momento, faça, essa escolha sincera, coerente a partir da profecia de Amós: odeie o mal, ame o bem.

Todas as vezes que você pensar em fazer o mal lembra desta profecia: me afasto do Mal, me aproximo do Bem. Para que esse bem permaneça na minha vida, para que eu possa ter um caminho.

Jesus mesmo nos mostra o que que é, fazer o bem, é fazer o caminho da libertação da vida. Passando pela cidade região dos Gadarenos ele se depara com dois homens possuídos pelo espírito do mal, que está destruindo a vida daqueles dois homens, o espírito do mal, ele não constrói, ele destrói, ele esfacela, ele diminui a capacidade do outro de ter autonomia de vida e possuídos saíam dos túmulos, saíam do cemitério, local de mortos, no cemitério não existe pessoas vivas, existe mortos, pra dizer que o espírito do mal ele mata pessoa , ele leva a pessoa à sepultura, à imobilidade.

Todo o mal que nós praticamos vai aos poucos nos levando também esta morte do espírito, esta morte da luz, que já está em nós, mas que pode ser diminuída com a minha opção de gerar mal, a destruição.

Jesus cura, liberta aqueles dois homens possuídos no cemitério e o preço é aquele espírito do mal que possui, é tomar a forma dos porcos, a manada de porcos, porque eles mesmos dizem, nós somos uma legião, nós somos muitos, o que significa, o mal ele se apresenta de múltiplas formas, o mal ele não busca só um caminho ele busca muitas formas de iludir o ser humano, de seduzir para derrubá-lo, resta-nos ter consciência, prudência discernimento e sabedoria para nós não deixarmos o mal nos dominar. Repito: o espírito do mal disse para Jesus: nós somos muitos, nós somos Legião significa: que o espírito mal ele se manifesta de muitas formas, o espírito do mal está aí no mundo para nos afastar do caminho de Deus, do caminho da Salvação.

Repito a profecia de Amós: odeie o mal, ame o bem.

Que essa expressão nos guie ao longo de todo esse dia e que todas as vezes que a sua frente você tiver a liberdade, o livre arbítrio de escolher entre o bem e o mal, escolha sempre o bem para sua vida, para sua salvação e para mostrar o seu amor a Deus.