Celebração da Fé 27/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 27/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas” (Mateus 13,31-32).

Meu querido irmão, minha querida irmã, estamos iniciando a 17° Semana do Tempo Comum e ao redor do altar do Senhor suplicamos a comunhão da palavra e no Pão sagrado, a bênção Divina nos oriente distante esses novos dias, que a bênção do Senhor recaia sobre as nossas casas, nossa igreja doméstica que o Senhor a nossa família principalmente aquelas que estão fragilizadas com pelo desemprego, pela doença pelos os conflitos de relacionamento, pela falta do amor, pela falta do perdão, para que a força do alto toque os corações e desarme a todos e faça de todos um núcleo amado porque nós chamamos esse núcleo de família e sendo família de Deus melhor ainda.

Queremos ainda pedir ao Senhor que abençoe as nossas diversas atividades que vamos prestar ao longo desses dias, que a honestidade, a coerência, o discernimento, a prudência, a sabedoria, estejam nos conduzindo nas nossas diversas ações. Rezemos em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco que diariamente e incessantemente reza a Deus por toda a humanidade, ele que acompanha as particularidades de cada Nação, de cada povo, de cada cultura e sua prece seja acolhida por Deus e que possa ser devolvida na Ação de Graças que o Senhor realiza em cada coração humano.

E queremos também dedicar nossas orações pela vida nosso novo Bispo Diocesano de Sete Lagoas Dom Francisco Cota, rogamos a Deus para que este homem de Deus chegue ao nosso meio, como um bom pastor, um coração dotado de sabedoria e misericórdia para que assim o povo de Deus que aqui reside e trabalha a sua fé, cada vez mais se aproxime de Deus. Por falar em se aproximar de Deus a Palavra hoje vem justamente falar sobre essa aproximação que nós deveríamos ter de Deus, porque ele quer está próximo de nós.

Nós ouvimos a profecia de Jeremias. Jeremias contando para humanidade a revelação que ele teve e a ordem que Deus o concedeu quase como uma linguagem figurativa para mostrar a Jeremias e por meio dele na profecia, o descontentamento de Deus para com povo de Israel, principalmente o povo que residia em Jerusalém, na Judeia. Deus diz para o profeta Jeremias: compre um cinto de linho e amarre na sua cintura, não deixa molhar, por favor não deixe molhar.

Interessante porque essa primeira ordem já podemos fazer uma primeira leitura, Deus quer que nós sejamos bem próximo dele ou o Senhor quer que nós sejamos com Ele, muitas vezes Deus, todos os dias se aproxima de nós e nós não percebemos, Deus quer que nós o envolvamos em nossa vida e muitas vezes nós não fazemos e nesse primeiro ato Jeremias então obedece a Deus, compra o cinto de linho e o envolve na sua cintura como o povo deveria se envolver com Deus, ou ao redor da busca de Deus.

Deus dá uma segunda ordem para Jeremias, agora você vai lá no Eufrates, ou seja, no rio Eufrates e chegando lá você então, vai colocar numa fenda, esse cinto, ou seja, por hora você vai tirar da sua cintura, por muitas vezes, nós também agimos da mesma forma, somos como que separados de Deus, somos muitas vezes apartados da Graça Divina por nossas simples ou grandes opções de vida, muitas vezes nos separamos de Deus porque chega uma doença e a gente se lastima diante daquela provação, nos afastamos de Deus por causa de uma separação conjugal, por causa de algum conflito dentro da nossa família, na igreja, com os colegas, com os líderes religiosos.

Nos separamos de Deus porque perdemos alguém que partiu para vida eterna e eu não dou conta de continuar o caminho, porque estava muito próximo, amava muito aquela pessoa, que partiu. Somos como também esse segundo ato que se separa do corpo e entra na fenda para se molhar, molhar-se nas águas do Rio Eufrates, significa também participar de um movimento que a gente não sabe aonde vai, assim é o mundo. O mundo tem suas ondas constantes que nós não sabemos pra onde pode nos levar.

É interessante porque Deus faz um terceiro pedido a Jeremias e diz: Jeremias, agora eu quero que você vá lá, ao passar alguns dias, você vá lá, na fenda e tire um cinto de linho que está lá na fenda, e Jeremias evidentemente, obedece a Deus e realiza esse terceiro ato, interessante nós registrarmos que Jeremias ao chegar na fenda, o cinto de linho está totalmente podre, sendo molhado pelas ondas do Rio Eufrates, tomando sol, ao tempo ele se desmancha ele fica podre. Jeremias ao perceber que o cinto está podre, fala para Deus: Senhor, o cinto já não tem sentido mais de ser, o cinto apodreceu. E aqui entra a mensagem de Deus para aquele povo de Israel e para nós em nossos dias.

Quantas vezes a nossa relação está podre em relação a Deus e ao nosso próximo, por causa da falta de comunhão, por não estarmos próximos, a vida vai se tornando podre.

O que é podre? O que é um objeto, uma situação que pode ser considerada podre? É algo que não tem mais vida, que exala mal odor, que se desmancha, quantas vidas estão sendo desmanchadas nesse exato momento porque não estão em Deus, porque estão no mundo sendo banhados pelas águas de um rio que não é mais o Eufrates mas as águas do mundo, porquê? Porque não se aproxima de Deus, porque não deseja se agarrar em Deus e aqui está a primeira mensagem vamos buscar e nos agarrar em Deus, só Ele é a nossa segurança só Ele pode nos dar firmeza e sentido de sermos.

O cinto perdeu todo o seu sentido, primeiro, porque não estava mais na cintura de Jeremias, segundo, porque estava podre , se desmanchou, perdeu sua essência, seu sentido de ser, que é estar alçando a cintura da pessoa, é estar cumprindo com a sua obrigação. Que a vida não nos apodreça porque nós nos aventuramos pelos rios do mundo, não deixemos a podridão dominar nossa mente, nem o nosso coração para não apodrecer meus irmãos a nossa alma, o sopro de vida, o nosso espírito.

Aqueles que não se deixam apodrecer pelo mundo, são pessoas que entendem o que é Reino de Deus, Reino dos Céus. Como o próprio evangelho nos apresentou Jesus, comparando através de parábolas, o que é esse Reino dos Céus, que já está entre nós, mas que muitas vezes nós não percebemos, devido as podridões do mundo, devido essa falta de sentido de nós nos agarrarmos em Deus, de buscarmos a nossa segurança neste corpo perfeito que é o Senhor.

Jesus fala que o Reino dos Céus é bem parecido com a Semente de uma mostarda quem já foi num mercado e viu o tamanho da semente de mostarda, entende que Jesus está falando ela é pequenininha, insignificante quase não notável, mas se ela for bem semeada, se ela cair no coração, na terra boa, está simples e quase imperceptível semente se torna uma grande Hortaliça, com ramos extensos capaz de acolher até os pássaros do céu e aí a pergunta é: como é que pode algo tão simples, tão insignificante, se tornar algo tão forte, tão robusto a ponto de suportar o peso dos Pássaros? Isso é Reino de Deus.

É aquilo que a gente não está vendo, o que muitas vezes a podridão do mundo não deixa a gente ver, mas Deus já está agindo entre nós, Deus está entre nós, o Reino do Céus já está entre nos, está aí com você, todas as vezes que você pratica o bem, realiza uma luz neste mundo, a bondade do Senhor é apresentada pelas tuas atitudes, o Reino dos Céus está sendo evidenciado, todas as vezes que você deixa de fazer o bem deveria fazer e deixa o mal, a podridão dominar, você deixa o Reino dos Céus não se tornar visível.

Jesus continua fazendo a comparação, com o fermento, para quem gosta de cozinhar e sabe da importância de um fermento para produzirnos um bom bolo, um pão, uma boa guloseima, nnós lembramos muito bem, quando uma mulher nossa Mãe, nossa tia, uma cozinheira bate bem a massa com fermento, o efeito que se dá nessa massa, ela cresce, ela evolui, ela se multiplica, assim é o Reino dos Céus, quanto mais nós nos envolvermos com Deus , quanto mais nós nos formos esse cinto, que busca o Senhor, e que quer estar no corpo Dele e em comunhão com Ele, mais nós vamos crescer, mais a nossa vida vai crescer, mais a nossa massa de realidade vai evoluir, isso é Reino dos Céus.

Só entende quem busca o Senhor, só entende o que é Reino dos Céus, qual o sentido desse cinto de Jeremias, quem se agarra a Deus, com tudo o que é, com tudo o que possui com tudo que almeja.

Faço votos meu querido irmão, minha querida irmã, que a semente de mostarda, o fermento e o cinto, sejam boas comparações para que você busque o Senhor, busque aquele que tem amor por ti, e não deixe jamais que o Senhor se separe , se distancie, porque Ele jamais fará isso, mas nós sim, pela fé e pela confiança busque o Senhor.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta