Celebração da Fé 31/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 31/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Jesus, porém, disse: Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família! E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé” (Mateus 13,57-58).

Querido irmão, querida irmã, a paz do Senhor para esse novo dia, que iniciamos, concluindo o mês de Julho, queremos agradecer a Deus tudo que foi possível realizar ao longo desses dias, agradecer ao Deus da vida, pelo Dom maior, nosso, o dom da vida e a partir desse Dom, tudo o que foi possível concretizar na nossa missão neste mês.

Agradecemos a Deus a cura de alguns males que possamos ter enfrentado, agradecemos ao Senhor a convivência com a nossa família, a proteção que vem do alto e ao mesmo tempo queremos consagrar ao Senhor o novo mês que iniciará. Mês de agosto, mês em que nós lembraremos vários Santos , entre eles São Pedro Julião Eymard, o apóstolo de Eucaristia.

Hoje celebrando segundo dia do seu tríduo, em preparação a sua festa que é no próximo dia 2 de Agosto, próximo domingo, queremos pedir a Deus, a graça de sermos verdadeiros adoradores, como ele tão bem foi mas a adoração que leva também a ação, encontrando em Jesus a fonte de sua vida, colocando o Senhor no centro do seu caminho, São Pedro Julião fundou uma Família religiosa os Sacramentinos, as Sacramentinas, e os leigos Sacramentinos com a grande meta de Eucaristizar o mundo. Para tanto precisamos internalizar cada vez mais Ministério pascal de Cristo em nossa vida.

A vida de Jesus na nossa vida, a morte do Senhor na cruz, nas nossas mortes cotidianas, mas também a força da Ressurreição na nossa vida, com instantes de conquista, de progresso de crescimento espiritual, em vista da salvação eterna.

Hoje também a Igreja quis entrar em comunhão com a família Jesuíta, essa família que espalha no mundo inteiro a sabedoria da palavra, a sabedoria do verbo, que ajuda o Santo Padre, o Papa, a ser cada vez mais uma só igreja una, Santa, Católica e Apostólica. É claro, desde cedo distribui seu carisma para todos seus filhos, dons maravilhosos entre eles o de Santo Inácio de Loyola a firmeza de sua fé, a certeza de que fundando está a família para servir a Deus e a Igreja, estava então colaborando para um mundo melhor. Então, queremos estar em comunhão com toda a família Jesuíta.

E Deus quis também que hoje, pudéssemos lembrar desde a fundação, há 161 anos atrás, das nossas queridas Servas do Santíssimo Sacramento, são as nossas irmãs Sacramentinas presentes no Brasil e em vários outros países, na pessoa da nossa querida irmã Abgair, queremos parabenizar a todas, que sejam cada vez mais fiéis ao Carisma de padre Eymard que elas acolham as nossas orações, nossa prece de muita luz, sabedoria, acolhida e a certeza de que elas estão sendo muito fiéis ao mandamento do Senhor: amai-vos uns aos outros como eu vos amei!

A Palavra de Deus, também hoje, nós chama muito atenção. Primeiramente para profecia de Jeremias, Deus encaminha Jeremias ao povo de Judá, para alertar este povo para que se volta dizem enquanto é tempo, a mensagem é muito direta, se vocês se voltarem às forças do bem, se vocês corrigirem esse caminho do mal que vocês estão trilhando, o castigo não se abaterá em cima de vocês, o mal não estará tendo poder. Mas infelizmente mesmo o profeta Jeremias sendo um porta-voz de Deus, o próprio profeta vai sofrer as agruras da perseguição, do coração fechado daquele povo, a ponto dos soldados, sacerdotes e até outros profetas prenderem Jeremias.

Jeremias vai sofrer na sua própria carne as consequências de um povo insano, de um povo de um coração fechado. Quando nós ouvimos e lemos essas profecias e o que aconteceu com os profetas do passado, percebemos que hoje não é muito diferente. Nosso povo está dividido, muitas vezes estamos acompanhando notícias que faz a gente ficar sofrido, por ver famílias divididas por ideologias, a própria Igreja muitas vezes passando por sequelas de divisões, muitas vezes percebemos pessoas que manipulam uma grande massa de outras pessoas.

Queremos pedir a Deus discernimento, bom senso, sabedoria, para nós não nos deixarmos levar por algumas mentes que querem manipular o povo de Deus, assim como o povo de Judá que sofria a inconstância, a falta de sabedoria e de bom senso dos seus Reis, pedimos a Deus que no tempo presente ajude todos os líderes do mundo, a modificarem seus comportamentos, a terem bom senso para ajudarem as suas populações a fazerem o melhor caminho. Que essa prisão de Jeremias nos dê a convicção de que muitas vezes nós passamos por dificuldades quando estamos servindo a Deus, mas não é para nós desistirmos.

Jeremias não desistiu de sua ação profética, ao contrário, mesmo preso pelos sacerdotes, soldados e profetas de Judá, ele assim que puder continuará sua missão de levar ao povo a mensagem do Senhor, ele está fazendo a parte dele, cumprindo o que Deus assim determinou, grande será o seu galardão quando terminar a sua missão.

Queremos também entender o Evangelho. Assim como Jeremias,  que assumiu tão bem o seu ser profeta, que não tem nada a ver com vidência, mas sim aquele que é o porta-voz de Deus na terra, nós também hoje, percebemos, assim como Jesus, que muitas vezes, nós quando estamos falando em nome de Deus, nós não somos acolhidos, escutados e muitas vezes nós somos até ridicularizados.

É muito bom e fácil, quando eu chego na Igreja, escuto o padre, o pastor, a freira, falando de Deus. Agora, porque que é tão difícil, a gente escutar o esposo, a esposa, o pai, a mãe, os filhos? Muitas vezes nós valorizamos muito os de fora e esquecemos de valorizar também os que estão pele-a-pele conosco, Jesus passou por essa experiência, Jesus estava ali pregando a Palavra de Deus em Jerusalém, está voltando para sua terra Nazaré, a pequena Nazaré.

E aí Jesus fala que um profeta só não é bem aceito na sua terra natal, porque as pessoas começam a criticar, porque ele vem de origem simples, pobre, ele é filho do carpinteiro, um tal de José, é filho de uma camponesa pobrezinha chamada Maria, seus parentes eram pessoas comuns ali do meio deles, Judas, José, Tiago, todos seus parentes estavam ali na convivência diária, com um povo simples também e aí se perguntavam: como pode ser filho de Deus alguém assim? Como pode ser Ele o Messias, o enviado, uma pessoa tão simples? E é tão interessante porque o próprio Jesus fala que em Nazaré não foi realizado quase nenhum milagre, porque a fé daquele povo era débil, era frágil.

A fé daquele povo dizia que era para esperar alguém muito poderoso, a ponto de chamar atenção por seus poderes, talvez poderes muito mais fantásticos, muito mais sensacionalistas, do que uma revolução interior do ser humano. E Jesus chama atenção, infelizmente nesta cidade, Nazaré, não foi possível fazer quase nenhum milagre, os corações estavam fechados, assim como no antigo testamento, o povo de Judá para a profecia de Jeremias.

Meu irmão, minha irmã, a sua casa é um espaço em que você pode falar de Deus e é bem acolhido? Será que na nossa casa, a nossa pequena Nazaré, será que nós conseguimos falar de Deus? Será que as pessoas estão na nossa casa, escutam aquilo que a gente fala de Deus? Ou a gente silencia? Ou gente tem vergonha de Deus falar de Deus? Ou a gente não realiza nenhum tipo de profecia a nossa casa?

Ah Padre, mas meu esposo é pecador, minha esposa é uma pecadora, meus filhos são pecadores, eu não consigo falar de Deus para eles! Esse é o convite do evangelho de hoje, é para que a gente exercite na nossa Nazaré, na nossa casinha, a profecia em Deus, ou seja, falar, proclamar, a Palavra do Senhor, não ter vergonha de falar de Deus dentro da nossa casa. É claro que é importante você ouvir a Palavra do Senhor na Igreja, fazer experiência dos grupos externos da sua casa, talvez até mesmo fazer  longas viagens para fazer romarias.

Está aí um exemplo interessante, nós somos corajosos para fazer grandes romarias, andar dias e dias a pé ou pegar o carro ou ônibus e passar dias e dias viajando para chegar num determinado destino religioso, para ouvir a palavra de Deus, para pagar promessas, mas dentro da nossa própria casa, nós não temos coragem de falar Deus e fazer experiência orante com Deus, de termos intimidade com Senhor.

Que profecia é essa tão frágil? Que a tua igreja doméstica, a tua casa, não tem espaço? Quantas pessoas criam situações para ir ao outro ponto para encontrar Deus, podendo já iniciar essa busca na sua própria casa. A hospitalidade da Palavra está no coração aberto para acolher aquilo que vem de Deus.

Por isso meu irmão, minha irmã, não se desanime! Se dentro da tua família, dentro da tua casa ao falar de Deus, ao escutar um programa religioso de fé, seja pela televisão, seja pela internet ou pelo rádio, alguém ironizar a tua busca em Deus, não se preocupe, continue, seja firme como Jeremias foi, mesmo encarcerado, Jeremias não deixou de servir ao Deus único e verdadeiro.

Continuemos também a servir a Deus, mesmo quando alguns corações estão fechados, mesmo quando alguns não aceitam que você esteja buscando o Senhor, mesmo quando aqueles caçoam, ironizam a tua busca, a tua fé. Continuemos, pois grande será a recompensa nos céus daqueles que profetizaram em nome do Senhor!

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta