Celebração da Fé 01/08/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 01/08/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Pois João tinha dito a Herodes: ‘Não te é permitido tê-la como esposa’” (Mateus 14,4).

Salve Maria, salve a Mãe da Igreja, salve aquela que é a nossa intercessora. Neste sábado iniciamos a caminhada do mês de agosto e sobre a proteção Divina consagramos ao altar do Senhor nossa família, a convivência ao longo deste novo mês dentro da nossa Igreja doméstica, consagramos ao Senhor os irmãos que nos pedem orações que estão adoecidos, estão internados nos hospitais, nas UTI’S para que possam retornar a sua vida normal possam sair dessa situação de deserto que o próprio mundo nos coloca.

Rezemos também em intenções ao Santo Padre, o Papa Francisco, para que ele como pastor do rebanho, possa elevar a Deus as preces por tantas situações particulares de cada povo. A nossa Diocese de Sete Lagoas hoje, também celebra, logo mais, a posse do seu novo Bispo, Dom Francisco Cota, e por ele também rezamos e pedimos ao Senhor que o proteja e conceda na sua mente, no seu coração, e na sua alma, os dons necessários de um bom Pastoreio para que ele ajude tanto Clero, como o povo de Deus, a sermos fiéis ao Senhor.

Aproveitemos esse momento de oração por do Francisco Cota, para também pedir a Deus a bênção e um louvor de agradecimento pela presença tão amorosa tão amiga nosso querido Bispo Dom Aloísio Vitral, que agora parte para uma nova experiência como Bispo Emérito de Sete Lagoas, não deixará de ser também uma presença marcante como bom pastor entre nós, por tudo que ele realizou entre este povo de Deus, o nosso muito obrigado e a nossa graça diante de Deus, nosso bom desejo que ele continue a ser para todos nós esse rosto da misericórdia do Senhor.

Queremos também queridos irmãos e irmãs, celebrar esse terceiro e último dia do Tríduo em honra a grande festa de amanhã, de São Pedro Julião Eymard, esse homem de Deus que fundou uma família Eucarística para ajudar ao mundo a ser mais Eucaristizado, a se alimentar daquilo que é essencial, a sua presença no mundo , a sua presença sacramental, sua palavra, sua ação benigna, que santifica e que leva as alturas.

E também não deixemos de lembrar de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da família Redentorista, este homem de Deus que soube tão bem contribuir com a igreja do Senhor, a ponto de nos deixar homens mulheres totalmente dedicados a esta grande causa da missão e na missão, trazer o rosto materno da Virgem Maria, sob a proteção e título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Juntando então todas as intenções queremos pedir a Deus a graça e podermos caminhar bem ao longo deste mês, a sua Palavra nos apresenta as injustiças que os homens provocam neste mundo.

Na primeira leitura acompanhamos a injustiça de terem encarcerado Jeremias porque falava de Deus, porque trazia a profecia de uma possível destruição da terra de Judá se o povo não mudasse o seu comportamento. Até o momento em que alguém de bom senso quer proteger Jeremias, quer fazer com que Jeremias seja escutado. Assim é a obra de Deus, ela não é pela metade, quando Deus chama, quando Deus capacita e envia em missão, Ele nos dá também as necessidades e desígnios e metas e proteções necessárias, para cumprirmos nossa missão. Protege Jeremias, para que a sua voz chegue aos corações daqueles que estavam cometendo o erro e a injustiça e assim o povo em Judá passa a se converter, passa a buscar novos caminhos.

Do mesmo jeito encontramos no segundo Testamento, a injustiça provocada a João Batista. A relação entre o Herodes poderoso da Galileia, era de muito respeito para com João Batista, porque ele sabia que João Batista proclamava a verdade e vivia com testemunho esta verdade, não era um discurso vazio, falando de Deus com moralismo, ele vivia na sua própria carne aquilo que ele falava, a austeridade, a honestidade, aquilo que é verdadeiro, correto e por isso ele tinha esta autoridade para reclamar, para criticar, Herodes uma vez que ele vivia em pleno adultério.

Havia tirado a própria cunhada do irmão Felipe e assim tinha assumido esta mulher, ela que se chamava Herodíades e que já vinha com uma sobrinha, a Salomé e um belo dia, mesmo Herodes respeitando João Batista, mesmo sabendo que ele não aprovava o seu comportamento porque João Batista apresentava constantemente esse erro, João Batista apresentava que o adultério que Herodes vivia, era um adultério que levaria com certeza ao declínio da sua autoridade.

Herodes prepara uma festa e pede para sua jovem sobrinha Salomé dançar. Fica encantado com seus encantos de dançarina e fala mais do que deveria. Ao final encantado com a dança, ele diz e promete para ela, o que ela quisesse ele cumpriria, até metade do Reino dele ele teria coragem de entregar para ela. Rapidamente Herodíades que havia dentro do seu coração o ódio, diante da sua vida errada proclamada por João Batista, pede então para que seja eliminado da sociedade e assim cortassem a cabeça de João Batista. Assim aconteceu, Herodes se entristece diante daquele fato, porque por ele não faria aquilo, mas se ele também não assumisse aquela postura, ele estaria sendo desmentido, desacreditado, desmoralizado diante de seus convidados. Esse episódio mostra também mais uma injustiça, daqueles que estão para servir a Deus.

Servir a Deus não é fácil meu irmão, minha irmã, estar do lado de Deus exige muito de nós, exige prudência, discernimento, postura, falar aquilo que eu vivo e esperar muitas vezes injustiças. Não de Deus, mas dos homens que não estão em sintonia com Deus.

Jesus então nos chama muita atenção, para coragem de João Batista, o primeiro Testamento chamou muita atenção para coragem de Jeremias, que mesmo encarcerados, muitas vezes sofrendo na própria carne as injustiças dos homens, não desistiram de Deus, não blasfemaram, não viraram as costas para o Senhor. Que essa coragem desses
homens seja para todos nós um exemplo que nos ajude a termos coragem também de nunca desistirmos do Senhor
diante das tribulações, das perseguições, das mazelas daqueles que provocam injustiças.

Porque após essa injustiça injustiça, a justiça de Deus se torna bastante visível, bastante forte. É a partir da morte de João Batista que o Senhor Jesus começa a sua missão pública e começa a apresentar ao mundo o verdadeiro rosto nosso Pai Criador, o Senhor da Misericórdia. A justiça então foi instaurada com a presença de Jesus entre nós, mesmo após este fatídico momento da morte de João Batista, nada foi em vão o Senhor está aqui conosco, o Senhor veio para instalar a justiça, onde existe injustiça, erro desmando do ser humano.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta