Celebração da Fé 06/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: ‘Coragem, filha! A tua fé te salvou’. E a mulher ficou curada a partir daquele instante” (Mateus 9,22)

Somos convidados a viver plenamente o amor de Deus por nós, somos convidados diante do Senhor a consagrar tudo o que somos e tudo que temos. E através da palavra, fortalecidos com sabedoria para nós fazermos as melhores escolhas na passagem por esse mundo.

Nós ouvimos tão bem na primeira leitura a profecia de Oséias falando de uma relação conjugal e profundo amor e o recomeço de alguém que ama verdadeiramente o outro, a outra. O Profeta fala que o povo precisa casar com Deus, porque que Deus deseja casar com seu povo é uma aliança de amor, de fidelidade, de respeito e de atenção. Mas sabemos que pela história nem sempre foi assim as pessoas, o povo de Deus muitas vezes se torna infiel ou infiéis.

Quando Deus está fazendo por nós, nós lembramos. Mas quando há um silêncio de Deus na nossa vida para que possamos livremente tomarmos as nossas escolhas, a gente começa a cair na infidelidade. O Profeta nos convida a nos deixarmos desposar no amor de Deus. Bonita comparação de fidelidade entre um homem e uma mulher que realmente se ama que são fiéis, que têm respeito e que têm atenção.

Assim deve ser a relação nossa com Deus. Um Deus que nos ama, um Deus que demonstra constantemente fidelidade a cada um de nós, um Deus que nos respeita, um Deus que tem atenção através da sua Divina Providência e faz de tudo para não deixar faltar o necessário na nossa vida. Resta-nos corresponder com essa aliança conjugal, resta-nos dizer que nós também o amamos, que nós somos fiéis a sua Palavra, que nós o respeitamos, respeitamos o Sagrado e temos atenção a sua Palavra. Essas quatro colunas de um casamento AMOR, FIDELIDADE, RESPEITO E ATENÇÃO, são as exigências de quem quer pertencer ao povo de Deus.

Assim como o matrimônio em que no altar se jura, amor, fidelidade, respeito e atenção a nossa fé junto à Deus deve nos levar aos mesmos exercícios e assim, Deus vai nos curando, é um casamento de cura, é um casamento em que vai revelando uma força que vai para além do meu eu, porque não é só eu, é Deus, Deus e eu. E nós juntos, nos amando e vivendo esse amor ao próximo.

Tanto que no Evangelho de Mateus, nós ouvimos um oficial pedindo que Jesus demonstre todo seu amor à humanidade e ele como pai de sua filhinha morrendo e morre. E este oficial se prostra diante de Jesus e pede para que o Senhor demonstre todo seu amor, que faça algo, porque ele amava muito a sua filhinha e que estava morta.

Jesus vai encontro desta criança, Jesus vai demonstrar todo esse amor que renova a vida, que cura, que liberta das mortes, que liberta de tudo aquilo que nos aprisiona. No meio do caminho, uma mulher no meio da multidão toca em Jesus, demonstra profundo amor e é um amor de confiança, uma mulher que já estava morrendo aos poucos, 12 anos com hemorragia e ela pensava: só em tocar em Jesus, eu não preciso nem falar com ele, mas só em tocar nele, nesse manto sagrado eu alcançarei a cura. Um grande amor demonstrado na confiança, na fé. Bastava tocar.

E na multidão tanta gente se acotovelando tanta gente tocando em Jesus, talvez alguns sem amor nenhum, só na base do interesse, só querendo que o Senhor resolvesse seus problemas, Ele sente algo diferente naquele toque, aquela mulher no seu toque de tanta confiança, no seu tocar o corpo de Jesus, no manto de Jesus, transmitiu um profundo amor, um desejo fortíssimo de uma aliança conjugal, uma aliança de Amor, de fidelidade, de respeito e de atenção como um casamento deveria ser entre um homem e uma mulher, que gera vida, que gera amor, que gera fidelidade.

E no meio da multidão Jesus sente a diferença desse toque, não era qualquer toque, volta para a mulher e diz: a tua fé te curou, a tua fé está revelando muito amor e é por isso que a mulher alcançou a cura. O amor meus irmãos, cura, o amor renova a vida, o amor faz a gente ser mais feliz, o amor dissipa o medo, dissipa as trevas. É com amor que a gente vence o mal, é com amor que a gente vence os medos, é com amor que nós aprendemos a perdoar e a recomeçar o caminho.

Jesus ao chegar na casa daquele oficial toca na criança, e diz que a criança não estava morta, estava dormindo, alguns não acreditam, na força do amor Divino, alguns caçoam, brincam, ironizam e Jesus vai e cura, Jesus traz a vida porque muito ama, o Senhor. Esse amor de Jesus, é o amor exponencial, é um amor que nos leva a um casamento com Deus.

Que nada gere entre nós, obstáculos que nem uma situação nesse mundo crie divórcio entre nós e Deus, mas ao contrário que aumente nossa relação de amor, de fidelidade, de respeito e de atenção. E se esse casamento for verdadeiro meu irmão, minha irmã, tenha certeza: Ele te cura, Ele traz de novo a vida para ti, é ele que te dá sempre um caminho a ser trilhado até a salvação eterna.