Celebração da Fé 17/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 17/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado” (Mateus 12,7).

Querido irmão, querida irmã, você que nos acompanha todos os dias através dessa transmissão do áudio da Celebração da Fé, diretamente da Capela do nosso querido Santuário em Sete Lagoas, desejamos a bênção de a Deus para você e para sua família, para a sua igreja doméstica. Nos unirmos nesse dia à paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sexta-feira o dia específico para fazermos também a memória do dia em que o Senhor Jesus foi até o madeiro da Cruz, para espiar os nossos pecados, para nos elevar ao Pai da Misericórdia, para nos conduzir às forças da vida e não a morte.

A paixão do Senhor é sofrimento, é entrega e doação, mas acima de tudo é AMOR. Amor ao Pai, amor à humanidade, é para nos resgatar do mal que o Senhor assumiu a cruz, assumiu a situação de humilhação pública e por amor, Ele  nos fez Família de Deus. Confiantes na Paixão de Cristo, abrirmos nossos corações para compreender a palavra de Deus.

Ouvimos a Profecia de Isaías que apresenta a doença, a enfermidade de um dos Reis de Israel, no caso, Ezequias que havia também passado por um tempo ruim de sua administração, havia também sido um péssimo administrador do povo de Israel, se envolvendo com as idolatrias, com as infidelidades, e se acometeu de uma enfermidade, uma ferida, que o levava a morte. O profeta Isaías recebendo a revelação de Deus vai ao encontro de Ezequias para avisa-lo que ele iria morrer. Morrer no sentido de que ele, seria substituído por alguém que pudesse dar sequência a um bom governo do Povo de Deus.

É interessante porque, naquele momento, Ezequias profundamente abalado pela profecia que Isaías traria de sua morte, ele chora, ele se angustia, ele sofre pela morte que estava se aproximando diante daquela enfermidade. Deus escuta o gemido, o sofrer, a angústia, as lágrimas de Ezequias. Tão interessante, quando nós escutamos na palavra de Deus que o coração Divino, é tão forte para escutar o clamor do povo. É assim mesmo, Deus nos escuta, Deus também sente o nosso clamor, o nosso sofrimento, as lágrimas que correm no nosso rosto, devido as nossas tristezas, as nossas máculas, os nossos sofrimentos. Imediatamente Deus ao ver que Ezequias chorava arrependido sentindo pela sua vida, Deus através de Isaías diz que ele terá uma nova chance, serão acrescidos à sua vida mas 15 anos.

Muito provavelmente esse tempo é propício para que Ezequias corrija seus erros, esse tempo é propício para que Ezequias se volte para o Senhor e lhe seja fiel à autoridade que lhe foi confiada de ser Rei, de governar o povo de Israel de forma correta, digna, sem idolatria, sem infidelidades sem domínio sobre o povo no sentido da perversidade, da escravidão. Imediatamente, Isaías realiza o que Deus o revela, coloca-se então uma espécie de medicina curativa na ferida, vinda de cataplasma de figo e assim e ele obteve a cura e assim sua vida foi prolongada por mais 15 anos. Além de tudo isso, Deus defendeu o povo de Israel dos invasores, daqueles que durante esse período dos 15 anos de prolongamento da vida de Ezequias, poderiam arrasar com seu reinado com o seu governo e com o povo de Deus.

Isso nós chamamos a misericórdia do Senhor, isso nós chamamos a oportunidade que Deus sempre nos concede, quando ele percebe o nosso arrependimento sincero de coração. Uma das etapas mais importantes da nossa conversão se dá justamente, na consciência do fato acontecido e errado e do arrependimento.

Meu irmão, minha irmã, se você procura a confissão, se você procura uma nova vida, porém não tem o arrependimento de coração, de nada serve a tua consciência. A consciência ela tem sentido de nos dá o alerta, mas o arrependimento sincero de coração e muitas vezes faz derramar lágrima em nosso ser, é o primeiro passo de alguém que se aproxima de Deus para recomeçar o caminho.

Arrependimento. O arrependimento nos ajuda a sermos mais humildes, o arrependimento nos faz pessoas melhores, o arrependimento nos ajuda a recomeçar. Repito: o ser humano que não se arrepende dos seus erros, nunca vai entender o que que é a misericórdia de Deus, o que que é recomeçar com o Senhor!

O Senhor Jesus, nos chama muita atenção para essa misericórdia de Deus.Quando alguns criticam porque ele e os apóstolos estão comendo milho, milho da estrada, em pleno dia de sábado. O sábado para o povo Judeu é o dia santo, é o dia de guarda, é o dia que ninguém trabalha, mas reza, o dia inteiro. Guarda-se já o finalzinho da sexta-feira do pôr do sol e se completa no Shabat ou no Sábado, é o dia do Senhor, o que para nós cristãos seria o domingo, o dia da Ressurreição, os Judeus guardam o sábado.

Só que era uma lei que muitas vezes escravizava, escravizava o povo de Deus, porque, temos relatos dos próprios fariseus que obrigavam o povo a guardar o sábado, mas quando eles tinham algum tipo de prejuízo material, como por exemplo, um jumento caiu na vala, eles sabiam parar as orações em casa, em família, no templo e correr para salvar o seu animal para não ter prejuízo financeiro. É aquela velha história: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!

E Jesus criticava esta forma de conduzir a lei que escravizava o outro, que obrigava o outro mas não se assumia um compromisso consigo mesmo. Jesus compara até mesmo o grande Rei Davi, quando teve fome ele entrou no templo e comeu os pães que foram oferecidos para a oblação, para sacrifício e nem por isso Deus o castigou comeu os pães com os companheiros dele e a vida continuou Jesus quer apresentar que Deus é muito maior do que essas picuinhas, do que essas pequenezes.

Deus é misericórdia, Deus é compaixão, Deus é Amor ele quer um coração arrependido no sentido verdadeiro, para ele conduzir à perfeição, somos os bem-aventurados, não esqueçamos disso! Bem-aventurados aqueles podem buscar o Reino dos Céus e nós podemos!

Por isso meu irmão,minha irmã, te convido: pede na tua oração, sempre a graça do arrependimento, no sentido de dar esse primeiro passo do recomeço e Deus que é bom ele prolongará a tua vida para que você possa corrigir o que está errado e multiplicar aquilo que é certo para tua vida.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta