Celebração da Fé 24/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 24/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração” (Mateus 13,19).

Querido irmão, querido irmã, Deus seja louvado por mais um dia da nossa existência, o Espírito do Senhor em comunhão com o nosso espírito, abriu os nossos olhos para podermos dar sequência as nossas boas atividades na terra. Em primeiro lugar nessa sexta-feira, queremos pedir ao Sagrado Coração de Jesus que toque os nossos corações, nos liberte, nos cure das paixões desordenadas, do ódio, do desejo de vingança, da arrogância , da prepotência, da raiva, são máculas que nos adoecem, que atrapalham a nossa boa consciência, que tiram o nosso sono, que geram doenças em nosso corpo, somatizando esses maus sentimentos, que o coração que o Criador dos concedeu, seja preenchido das boas intenções, da presença amorosa do Senhor, que esse coração seja curado de toda e qualquer mácula.

Que o passado não tenha mais força do que o amor de Deus no presente. Dulcíssimo Coração de Jesus iluminai nossos corações, que sejamos mais humanos a ponto de sermos também mais Divinos.

Além dessa boa intenção, queremos rezar pelas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco, que reza por todas as Nações e por todos os povos, clamamos a Deus que escute esse servo, este homem que veio ao mundo com esta sublime missão, de unir as pessoas, de ser um portal de comunicação da vontade de Deus a toda a humanidade

Rezemos também, meus irmãos, nessa sexta-feira por nossas famílias pra que a harmonia esteja sendo vivenciada dentro da nossa Igreja doméstica, dentro da nossa casa, para que a dispersão, a divisão, o desamor não tenham força dentro do nosso lar, mas ao contrário, que ao redor da nossa mesa, o amor, o perdão, a comunhão, o desejo de recomeçar estejam sempre presentes sob a proteção Divina.

Queremos rezar pelos irmãos doentes, para aqueles que estão dentro dos hospitais, estão acometidos da epidemia da covid-19, para que posam rapidamente serem restabelecidos de sua saúde, possam retornar às suas casas, principalmente aqueles que estão no estado mais grave nas UTI`S para que a mão do todo Poderoso aliado a consciência dos homens conceda a saúde do corpo fisico, mas também o restabelecimento da harmonia de suas almas. Rezemos pelos irmãos que estão aniversariando, pelos desempregados e por aqueles que partiram para junto do Pai, nossos falecidos, para que eles estejam na luz Divina e interceda por todos nós que ainda continuamos a caminhada

A palavra do Senhor é um reflexo da proclamação da Palavra de domingo, a parábola do Semeador, e Jesus hoje nos faz uma explicação. Ele explica o sentido de ter dito aquela parábola aos seus discípulos, Ele vem falar o que é o Reino dos Céus. E o Reino dos Céus é comparado a um semeador que semeia sementes e dependendo de onde ele semear, e como é o discernimento e a acolhida de quem recebe essa semente, o coração que recebe essa semente, que é a Palavra de Deus, gera um resultado.

A terra boa, ou a terra pedregosa, ou a terra de espinhos, tem a ver com o nosso coração, é o nosso coração, como é que eu acolho todos os dias o que Deus me diz, o que a Palavra dele me orienta.

E Jesus primeiramente fala o seguinte: todo aquele que não compreende a Palavra, deixa então, o seu coração se fechar, e mais do que isso, se esse coração for comparado a um terreno pedregoso, ele até recebe a Palavra, ele escuta na missa, ele escuta num programa de televisão, na igreja, no rádio, por acaso ele escuta a Palavra, as vezes compra até adesivo e coloca no carro, trazendo um versículo da Bíblico, talvez muito mais por estética, do que por Fé.

E Jesus vai dizer: mas como o coração dele é pedregoso, não encontramos nesse coração, uma possibilidade de criar raiz, a Palavra. Sabe por quê? Porque quando chega o sofrimento, o desemprego, a doença, quando tem problemas familiares, ou seja, qualquer situação de perseguição ou de sofrimento, ele justamente não deixa a Palavra frutificar e orientar, ele entra num tal desespero, a pessoa, o homem ou a mulher, que a Palavra não tem força é como se tivesse lido uma notícia de jornal, um texto qualquer, de qualquer livro de literatura.

Então primeiramente, termos cuidado para esse nosso coração não seja um terreno pedregoso, a semente está ali, a Palavra está presente, porque de alguma forma a gente acolhe o que a gente escuta o que vem da Palavra Divina, o problema é porque não cria raiz, o coração não tá preparado para enraizar a Palavra, é muito superficial. E a palavra não tem a força. Não porque ela não tenha força, mas porque este terreno não está preparado, ele é pedregoso, ele não tem areia, ele não tem os minerais, ele não se deixa se infiltrar, essa a grande questão, é um coração que não se deixa infiltrar da Palavra, não penetra a Palavra. Bate, é como se fosse um muro, o coração, bate e volta.

Quantas pessoas que só procuram Deus ou a Igreja na hora da aflição, podemos comparar o coração pedregoso, na hora de socorrer, esse irmão, é irmã, lembra de Jesus Cristo, e corre pedindo ajuda. Mas é pedregoso, não vai ficar muito tempo , por não ter raízes, não vai brotar nada. E a segunda situação que o próprio Jesus apresenta, é o terreno ou coração, que tem espinhos, ele até escuta a Palavra acolhe a Palavra, mas as preocupações do mundo são tantas, ele se preocupa tanto, que ele não confia em Deus, e aí mais do que isso, a ilusão do mundo, daquilo que o mundo oferece como riqueza, vai sufocar a Palavra.

Imagina, quando o nosso Senhor diz assim: vai e vende tudo que tens e dá aos pobres, dificilmente alguém que tem alguns bens materiais, ou que está correndo ou perseguindo as riquezas do mundo vai compreender o que Jesus está dizendo, que não é ficar na miséria, mas é codividir, é partilhar, é ter solidariedade, é o exercício da caridade.

Como compreender, por exemplo, quando Jesus diz assim: se alguém bateu na tua face direita, dá a tua esquerda, se alguém está te obrigando a andar 1 km, caminha 10km, se alguém está te pedindo uma roupa, dê tudo, se alguém está te pedindo emprestado, não empreste, logo dê, como compreender isso? E aí essa expressão dos espinhos é muito importante, porque justamente é isso, as riquezas do mundo, no sentido mesmo da palavra, da busca, e a preocupação do dia a dia, pra quem tem um coração espinhoso, não vai para frente, não entende o que Deus quer, a Palavra ela é morta, ela não gera fruto. Por quê? Porque as preocupações, as perseguições, são maiores do que a confiança que nós poderíamos ter em Deus.

Mas Jesus conclui a sua explicação dizendo: mas quem tem coração aberto à Palavra, um coração que busca compreender a Palavra de Deus, esse sim, vai brotar e vai gerar cada um a sua medida. Isso é fabuloso saber de Jesus, que Deus não vai forçar nada a ninguém, que Deus não vai exigir dos seus filhos o peso de uma cruz maior do que você não possa carregar, é tanto que Ele diz: quem se deixar realmente, levar pela minha palavra, quem se deixar levar pelas orientações de vida, esta pessoa produzirá frutos, multiplicará a ação do bem. Por quê? Porque a Palavra está plantada, enraizada e crescendo cada vez mais dentro da sua terra boa, o seu coração e vai produzir, 100 frutos, outros vão produzir 60, outros vão produzir 30, mas vamos produzir.

Talvez pessoas mais lentas na compreensão, ou pessoas menos esforçadas, mesmo acolhendo todo dia a Palavra, mesmo não assumindo 100% a Palavra, mas os vestígios da Palavra de Deus, vão penetrando a mente coração, a ponto de passar o tempo é também tomar a sua alma, o seu ânima, o sopro de vida que está em você e aí você produzirá, 01 fruto, 02 frutos, 10 frutos, outros produzirão muitos, como o próprio Jesus falou, 100 frutos.

São aquelas pessoas que já estão com uma intimidade tão grande com Deus fazendo uma experiência tão forte da Graça Divina, que gera frutos, tudo o que faz, faz com a bênção, tudo o que realiza, a gente percebe a presença de Deus. Outros um pouco menos, mas também está realizando o apostolado e outros menos ainda mais estão produzindo. O que não poderia jamais, é não produzir os frutos que Deus deseja que nós produzamos, é o que não pode acontecer. Porque ou coração é pedregoso, ou porque o coração é espinhoso.

Deixa o teu coração ser trabalhado, adubado, pela ação de Deus. Deixa a Palavra Dele diariamente, te orientar na vida. Acolha aquilo que vem do alto, porque se vem do alto é de Deus, e se é de Deus, é bom, é belo, é maravilhoso, para você meu irmão, pra você minha irmã.

Acolhamos esta Palavra do dia, agradeçamos ao Senhor a caminhada que faremos já ao longo de todas essas horas.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta