Celebração da Fé 06/08/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 06/08/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz” (Mateus 17,1-2).

Querido irmão, querida irmã, a paz do Senhor Jesus para esse dia, quinta-feira, dia em que nós como Sacramentinas e Sacramentinas fazemos também a memória da instituição da Eucaristia, Páscoa Nova, Páscoa do Senhor.

E hoje a igreja nos convida a celebrarmos a festa da Transfiguração de nosso Senhor Jesus Cristo. De que se trata Padre? Um belo dia, Jesus convida três dos seus doze Apóstolos para ir a montanha rezar, normalmente as pessoas iam ou para o deserto ou para montanha, quando queriam fazer momentos de oração mais pessoais, mais silenciosos, mais fora do contexto da rotina do dia a dia, ou iam para o deserto ou e iam para a montanha

E Jesus convida então, Pedro, Tiago e João para ir a montanha, eles aceitam o convite, um convite de oração, um convite para permanecer na montanha orando mais próximo de Deus. Só que ao chegar lá na montanha algo surpreendente, inédito, não esperado, acontece. Tiago Pedro e João percebem que Jesus vai ficando muito iluminado, tão iluminado que o evangelista coloca que as vestes de nosso Senhor Jesus Cristo ficaram tão brancas, que nenhuma lavadeira no mundo poderia alvejar.

Eles vão tomando um susto eles vão ficando espantados com aquela situação, de uma luz tão forte ao redor de Jesus. E logo em seguida também eles averiguam e observam que dois grandes homens da história da Salvação, surgem ao lado de Jesus um Moisés e o outro Elias, Elias o Pai dos profetas e Moisés aquele que recebeu os mandamentos do Senhor, para guiar o povo de Israel, não se tratava aqui de dois espíritos vagantes, duas almas penadas ou duas pessoas qualquer, mas sim o próprio Moisés e o próprio Elias conversando com Jesus. E Pedro, Thiago e João sem entender nada. E aí Jesus de certa forma começa então, a explicar aquele grande momento, que estava sendo realizado.

Primeira coisa, a gente precisa entender que: quando nosso papai e nossa mamãe nos conceberam, ao saímos do ventre da nossa mãezinha, começa-se então, um processo que nós chamamos de Transfiguração. O que significa essa palavra padre? Trans: significa ir além, figura: significa, imagem aquilo que eu estou dando conta de ver, de entender de compreender, aquilo que tem forma tamanho para a minha vista e ação: é atitude.

Então quando eu junto essas palavrinhas, trans-figura-ção eu estou dizendo: é atitude de ir além do que estou vendo, da matéria, é a atitude, a capacidade de vermos aquilo que vai para além, do físico, do material. Então quando nós saímos do ventre da nossa mãezinha esse processo de transfiguração, ele começa, ou seja, ao passar de cada dia, da nossa missão neste mundo, nós estamos indo para além da matéria, nós estamos deixando a matéria, quando a gente nasce, filosoficamente a gente fala, que a gente já começa a morrer.

Mas não significa a morte que vai acabar a sua existência, liquidar a sua realidade existencial ao contrário, a morte que a gente fala é passagem para a eternidade, ou seja é uma simples pausa e de passagem para aquilo que realmente somos, eternos, é sopro de vida, espírito, luz, alma no Senhor.

Então quando nós começamos esse processo de Transfiguração a gente vai então, deixando a matéria e Jesus no monte, juntamente com Elias e com Moisés, estava demonstrando a Pedro, Tiago e João aquilo que estava acontecendo e ia acontecer com eles e conosco também, que nós seremos luz, presença em Espírito e Verdade diante do Criador, daquele que está sentado no trono, aquele que a profecia de Daniel tão bem apresentou, todos os povos da terra diante daquele está sentado no trono para amar é ser amado.

É interessante porque, entendendo então, que esse processo está acontecendo , queiramos nós, sim ou não a gente não controla, normalmente e naturalmente nós estamos sendo transfigurados, nós vamos deixar um dia a matéria, a gente pode fazer plástica, a gente pode fazer todo tipo de cirurgia, tomar vitaminas, prolongar a existência material por alguns anos, mas ninguém vai passar muito, do que 105, 110 anos provavelmente, chega o momento da transfiguração final.

E Jesus então estava apresentando isso, no monte e mais interessante que, uma vez transfigurados, nós nos reencontraremos com os nossos antepassados, com aqueles que também prestaram vida neste mundo e aquilo que estaca sendo visto, Elias e Moisés, justamente era essa certeza de que Jesus estava conversando com os antepassados, com aqueles que deram sentido a História da Salvação. Moisés pela Lei, Elias pelo profetismo. Então não tratava ali de espíritos zombeteiros, ou almas penadas, mas o próprio Elias, o próprio Moisés, conversando com Jesus, adiantando, antecipando , o que realmente acontecerá na transfiguração final com todos nós.

Pedro, ao ver aquela imagem maravilhosa, entendendo, compreendendo que isso está acontecendo nas nossas vidas, que foge do nosso controle, está dentro do plano da Salvação, Pedro então, imagina: então para quê, que a gente vai descer para cuidar de menino, para pagar conta, pra dar conta do casamento, para quê? Está tão bom aqui, vamos esperar então chegar a transfiguração final, ou seja, vamos esperar até o dia dessa passagem, dessa morte momentânea, eu vou fazer então 003 cabanas , uma pro Senhor, Jesus, uma para Elias e outra para Moisés e vamos ficar aqui no bem “bão”, esperando então o dia transfiguração final.

Evidentemente que Jesus não aceita, não concorda, muito pelo contrário, Jesus diz: De jeito nenhum, nós vamos descer, nós vamos para a planície, nós vamos continuar a nossa missão, fica a cargo do meu Pai, o momento certo da transfiguração final, não nos cabe, nem antecipar, quem sabe através ate de um suicídio e nem prorrogar achando que a gente não vai ter transfigurado, tudo está nas mãos de Deus tudo faz parte de um mistério, do plano Divino.

A grande questão que devemos rezar hoje, juntamente com a igreja é: se a transfiguração está acontecendo, queira eu sim, queira eu não, em que eu estou sendo transfigurado? Em luz ou trevas? Porque na verdade, no processo de transfiguração, eu posso optar pelo bem, pela luz e ser transfigurado após a minha passagem naquilo que eu já estou vivendo, a antecipação do céu em mim, através das minhas atitudes de Luz, de bondade, mas também eu posso ser transfigurado em trevas, em sombras, já existem pessoas que estão em perfeita sombras nesse mundo., vivendo o verdadeiro estado de inferno.

À questão que precisamos responder hoje em oração é: Eu quero ser transfigurado, em luz ou em Trevas? Como está minha vida hoje? O que eu quero para amanhã? O que eu posso romper com o de ontem? É assim sermos transfigurados na luz do Senhor  Nessa certeza peçamos ao nosso bom Pai, que nos abençoe e nos guie ao longo de todo esse dia.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta