“Cada idoso é teu avô”

“Cada idoso é teu avô”

Inspirada nas palavras do Papa, tem início a campanha promovida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida para convidar os jovens do mundo inteiro a fazerem um gesto de ternura para com os idosos que se sentem sozinhos. “Cada idoso é teu avô” está associada a hashtag #sendyourhug e os postes mais significativos serão divulgados nas redes sociais do Dicastério: @laityfamilylife.

A pandemia afetou particularmente os idosos e cortou os laços frágeis entre as gerações, mas respeitar o distanciamento não significa aceitar um destino de solidão e abandono. Por esta razão, seguindo as palavras do Papa Francisco após o Angelus de 26 de julho, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou a campanha “Cada idoso é teu avô”, a fim de convidar os jovens do mundo inteiro a fazerem um gesto de ternura para com os idosos que se sentem sozinhos.

O que “a fantasia do amor” é capaz de fazer

Nos últimos meses, refere o Dicastério, muitas Conferências Episcopais, associações e fiéis, com “a fantasia do amor”, encontraram uma maneira de levar aos idosos sozinhos a proximidade da comunidade eclesial. Chegaram ao organismo notícias de contatos por telefone, pela internet e redes sociais e até de serenatas para os idosos que vivem em casas de repouso, feitas pelos jovens a fim de interromper a solidão de muitas pessoas forçadas pela pandemia a permanecerem em suas casas ou dentro das estruturas residenciais.

Nesta fase da campanha, a fim de respeitar as normas sanitárias em vigor nos diferentes países, o convite é para alcançar virtualmente os idosos mais solitários de seu próprio bairro ou paróquia e enviar-lhes um abraço, como pediu o Papa, através de um telefonema, uma chamada de vídeo ou uma foto. Onde for possível ou quando a emergência sanitária permitir, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convida os jovens a tornar o abraço ainda mais concreto, visitando pessoalmente os idosos.

O desejo de Francisco

Para divulgar a iniciativa, a campanha está associada à hashtag #sendyourhug. Além disso, os postes mais significativos serão divulgados nas redes sociais do Dicastério @laityfamilylife. A esperança é que a partir desta campanha, se possa realizar o desejo do Papa Francisco: “Isto é o que eu gostaria: um mundo que viva um novo abraço entre jovens e idosos”.

“O que a árvore floresceu vem daquilo que tem de enterrado”, diz um poeta de minha pátria. É por isso que os convido a dar um grande aplauso aos nossos avós, a todos!” (Papa Francisco, Angelus 26.07.2020)

Deixe uma resposta