Celebração da Fé 30/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 30/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo” (Mateus 13,49-50).

Querido irmão, querida irmã, desejo a paz do Senhor para todos aqueles que estão nos acompanhando através desse áudio da Fé. Hoje, quinta-feira, como família Sacramentina que somos, recordamos o dia em que o Senhor Jesus chamou os seus Apóstolos a estarem ao redor de uma mesa e ao celebrarem a Páscoa Judaica, o Senhor institui a Páscoa Cristã, a nova e Eterna Aliança, na quinta-feira santa, o Senhor lavou os pés dos seus discípulos ensinando o serviço de amor ao próximo e se fez alimento para a vida do mundo.

Aquele que comer da minha Carne e beber do meu sangue, jamais morrerá mas viverá para mim e nos alimentamos do Senhor sempre, através da Palavra, através da comunhão eucarística, da comum espiritual, dos sacramentos da Igreja. Essas ações, essas presenças Divinas na nossa vida humana, vão nos alimentando da presença do Senhor.

Por isso queremos dizer ao nosso bom Deus, que Ele se faça presença em nossa vida, que Ele nos alimente para que possamos também gerar a vida a este mundo que ele nos concedeu e que através do seu filho Jesus, sejamos alimentados de toda graça Divina, de toda a bondade que vem do alto, para nós continuarmos a bem cumprir com a nossa missão na terra.

A palavra que nos é dirigida hoje, nos chama muita atenção, porque a profecia de Jeremias nos é apresentada uma ordem de Deus ao profeta. Vá a uma casa de um oleiro, para quem não sabe, oleiro é o artesão que produz através dos instrumentos necessários artesanais, os vasos de argila é um artesão de vasos e Deus pede a Jeremias para visitar a casa de um oleiro para ele observar a ação do oleiro e ao chegar naquela casa, nessa Olaria, ele começou a observar que o oleiro, ele fazia jarros pequenos, médios, grandes, fazia e refazia, tem momentos em que a roda estava rodando com aquela porção de argila e o vaso se desmanchava e ele refazia.

Talvez minha irmã, meu irmão, você já tenha tido a oportunidade de ver essa arte, tão bonita, tão interessante, em que o oleiro ele vai moldando conforme ele deseja, aquela porção ainda sem forma da argila, e vai dando forma, e vai dando beleza, e vai dando utilidade, àquela porção de argila. No primeiro momento, Deus diz para Jeremias: assim farei com o meu povo de Israel, esse povo que precisa ser moldado, trabalhado, cultivado, capacitado.

Mas a partir do Povo de Israel essa mensagem também é para mim, é para você meu irmão, minha irmã, nós somos como que esta porção de argila nas mãos do Oleiro do universo, o nosso Deus amado e criador, ele vai também nos moldando desde nosso momento de Encarnação nesse mundo, do momento que a gente sai do ventre da nossa mãezinha, somos pequenas porções de argila e o Senhor vai nos moldando, hora é necessário desfazer para refazer. Repito: hora, é necessário desfazer para refazer, e as mãos do criador vai moldando cada um de nós, para dar utilidade, para dar um sentido a nossa existência nesse mundo e feliz o homem e a mulher que se deixa moldar por Deus.

Não deveríamos jamais dizer: não preciso de Deus, não preciso mudar, todos nós precisamos mudar sempre, de preferência mudar para melhor, nunca devemos regredir, devemos progredir para dar sentido à vida e nós também temos que ter a confiança em Deus.

A porção de argila não tem escolha ou ela se entrega as mãos do oleiro, ou ela não se entrega, ela vai se tornar sempre uma porção de argila, sem forma, sem sentido de ser, mas se nós queremos ter utilidade neste mundo, se nós queremos dar sentido a nossa vida, precisamos confiar mais em Deus, nos abandonar nas mãos do Senhor para que ele vá nos moldando nos dando forma, nos dando utilidade.

E tudo isso para quê? Para que como vasos, possamos participar do Reino dos Céus aqui, agora em vista do futuro. Desde do Domingo retrasado a Palavra de Deus tem apresentado Jesus falando do Reino dos Céus e que é o Reino dos Céus? O Senhor está fazendo várias comparações para que nós possamos compreender. Hoje, Ele continua a explicar e a comparar o Reino dos Céus como uma rede de pesca, que o pescador, ele, vai ao mar e ele não vai ao mar com a intenção de pegar somente peixes grandes ou peixes pequenos, ele quer pegar peixes, a seleção do que lhe interessa vem depois mas no primeiro momento ele quer pegar peixes.

E ao lançar a rede ele pega peixes pequenos, médios e grandes e chega um momento em que, voltando a terra firme, ele vai fazer a seleção daquilo que realmente dá sentido, aquilo que realmente interessa, porque, entre todos os peixes que interessa, provavelmente o pescador tirou do mar alguns não tem sentido, são pequenos, não são carnudos, talvez não são gostosos, talvez não tem um valor comercial não tem sentido ficar com aqueles que não têm nenhum tipo de valor.

Jesus fala sobre a rede de pesca para comparar o que é o Reino dos Céus. Vai ter um momento da nossa vida que assim como argila nas mãos de Deus, aqueles que se deixarem modelar, aqueles que se deixarem dar sentido à vida, porque Deus está concedendo esse sentido, vai ser comparado também com essa atitude da pós-pesca, que Deus está nos pescando. Essa fase de jogar a rede, está acontecendo agora, aqui e agora, mas para amanhã para o futuro, vai acontecer também a seleção.

Realmente fomos pessoas entregues a esta rede? Que dê sentido à nossa existência? Realmente fomos argila nas mãos do Oleiro?

E vai chegar a hora da verdade é a hora da seleção. E Jesus até fala, que são os anjos que vão fazer essa essa filtragem, essa seleção, dos peixes bons dos peixes que não prestam e aqueles que não prestam, e Ele não fala, se são peixes pequenos, médios ou grandes, não presta, se não presta, não presta.

Aqui não tem a ver com o porte, o tamanho, pode ser criança, jovem, adulto, idoso, não tem a ver com o tamanho, tem a ver com o prestar ou não prestar, deu sentido, ou não deu sentido a sua existência neste mundo e aí serão selecionados e aqueles que não prestam serão queimados no fogo. Isso tudo é uma alegoria, para que Jesus consiga nos explicar, que o Reino dos Céus, já está aqui e agora presente na nossa vida, que nós precisamos fazer essa comparação, para nós realmente tomarmos decisões acertadas.

Você quer continuar sempre uma porção sem forma de argila? Ou você quer ser um vaso bem trabalhado, moldado, em que o oleiro que é Deus, o Senhor do universo, vai dá cada vez mais, a cada dia que passa, sentido a tua vida?

Você está sendo pescado, a rede do Senhor está sendo jogada todos os dias, eu, você, nós estamos nesta rede.
Dia chegará em que nós seremos selecionados.

Como você quer ser selecionado? Como é que você quer ser reconhecido pelo pescador do universo? Como alguém que realmente valeu a pena de viver? Que deu sentido a este mundo? A esta vida? Ou um peixe que não tem valor?

Que o Senhor nos ajude a confiamos mais nele, a nos abandonarmos mais nas suas mãos Divinas, e assim acolhermos aquilo que Ele nos reserva, já no presente, mas também no futuro.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta