Sem arrependimento não há mudança de vida!

Sem arrependimento não há mudança de vida!

“Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi” (Mateus 21,28-29).

Na Missa deste domingo (27/09) no Santuário Eucarístico, Padre Jackson Frota, sss nos leva a refletir com a sua homilia sobre 03 passos que precisamos seguir para uma verdadeira conversão.

1º passo: A Consciência
2º passo: Arrependimento sincero do coração
3º passo: Mudança de postura de forma prática

Existem pessoas que não chegam a esse segundo passo: o arrependimento e é por isso que a palavra de Deus hoje vai nos ensinar esse segundo passo. Não basta só a consciência, vocês ouviram a profecia de Ezequiel.

Ezequiel dizendo o seguinte: Qual é a lógica de Deus, você pode ter feito tudo direitinho na sua vida, aí chegou no momento em que você fez um pecado, você deixou o pecado entrar na sua vida e você não se arrependeu de coração sincero, manteve o pecado, se você morrer, você corre sério risco de não se salvar.

Ao contrário, você pode ter feito um monte de coisinha errada, mas chega num momento da sua vida, que você realmente de coração sincero se arrepende, e vem o terceiro passo da conversão, com boa vontade muda o seu comportamento, disse o profeta Ezequiel que Deus salva essa pessoa.

Eu não sei se vocês estão entendendo, eu posso ter feito tudo bonitinho, cheguei num momento que me tornei uma pessoa ruim por algum motivo, cometi pecado e não me arrependi, se chegar o momento da minha passagem, da minha morte, por eu não ter me arrependido eu corro o risco de não me salvar. Ao contrário, eu posso até ter feito no meu passado, coisas ruins, pecados, mas tomei consciência, essa consciência me doeu, me arrependi verdadeiramente e é só Deus e você que sabe do seu arrependimento. O esposo pode morrer de falar pra esposa que está arrependido da traição, ou a esposa, vice-versa, mas se não tiver a postura, se não tiver a prática palavra nenhuma preenche esse arrependimento. Palavra a gente tem demais, discurso bonito a gente tem demais, gente para enganar nós temos as pampas.

Mas a palavra está dizendo: Depois que você toma consciência, depois que você se arrepende verdadeiramente e de coração, você então vai mudar o seu comportamento, isso se chama conversão. E Deus não vai ficar preso, ao teu passado não, Deus vai olhar o teu presente que mostra arrependimento e vai te abençoar e te impulsionar pro futuro, porque o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo e nosso criador, Ele é o Deus do presente em vista do futuro, não do passado, porque se Deus ficar preso ao nosso passado, talvez nenhum de nós alcance a salvação. Porque a quantidade de coisa que a gente deve feito na infância, na adolescência, na juventude e até ontem, se a gente fosse falar a gente teria vergonha de falar em público.

Por isso a palavra está dizendo: hoje enquanto é tempo, toma consciência, se arrepende verdadeiramente e muda o teu comportamento.

Jesus tentando explicar esse arrependimento, ele vai diretamente paras as duas autoridades daquele tempo, os sacerdotes os homens que falavam de Deus pro povo, dentro do templo de Jerusalém e para os anciãos, os mais idosos naquela época eram muito respeitados, como em algumas outras culturas, infelizmente aqui no Brasil se um idoso estiver num ônibus de pé e tiver um jovem sentado, ele fica sentado, ele não dá o espaço pro idoso sentar, porque a gente não respeita os idosos mas tem culturas, tem países em que o idoso é muito respeitado pelo tempo que ele acumulou de sabedoria, de maturidade e naquela época em que Jesus se encarnou o idoso era muito respeitado.

Jesus chega para os idosos e chega para os sacerdotes e conta essa historinha: tinha um pai, esse pai tinha 02 filhos, chegou para um e disse assim: ‘Meu filho, por favor vai hoje lá na roça, vai ajeitar lá nossa roça. Vou não papai, vou não, vou não, vou não, não quero ir hoje lá não.’ Mas aí bateu a consciência, o arrependimento e ele foi. Porque a roça também, era dele, o que ele comia vinha do trabalho, da vinha, da roça. O pai vai e chega pro segundo filhinho e diz assim: Filho, vai você também lá na roça limpar, ajeitar lá as coisas na nossa vinha. Vou papai, vou já, estou chegando lá. E não foi, enganou o pai.

Jesus olha para os sacerdotes e para os idosos e diz assim: Quem cumpriu o que deveria ser cumprido aos olhos de Deus? Imediatamente os sacerdotes e os anciãos disseram: Claro que foi aquele que, no primeiro momento disse até um não, talvez por preguiça, por má vontade, por não compreender que o que ele come vinha dali também, mas ele se arrependeu e foi trabalhar.

O outro enganou, enganou com palavras, como a gente faz muitas vezes com Deus. Ah Senhor, se o senhor me der um emprego, eu vou ser o melhor marido do mundo, ganha o emprego e na primeira possibilidade de trair minha esposa, eu traio. A gente faz a mesma coisa com Deus, de vez em quando, por isso que existe a tal das promessas, particularmente eu não gosto muito das promessas porque eu acho que é um comercio com Deus. Se Deus fizer isso pra mim, eu faço aquilo outro. Deus faz por amor, Deus não precisa de um centavo, Deus não precisa de nada da gente, somos nós que precisamos dele. A gente não precisa fazer comercio com Ele. Mas as promessas estão aí para nos ajudar a tentar chegar ao arrependimento e a mudança de postura.

Então a palavra de Deus para essa semana é muito direta: Se você tem consciência, trabalhe o verdadeiro arrependimento, só o arrependimento, faz a gente mudar a nossa postura, só ter consciência não serve de nada, ajuda um pouquinho no sentido de saber que você errou, mas tem muita gente que tem consciência do mal que faz e continua a fazer, é tanto que se deixar, todo dia está no confessionário contando a mesma coisa, o mesmo pecado, não caiu no coração a consciência, não aconteceu o arrependimento e sem arrependimento não há mudança de vida, não há mudança de postura, diante de Deus e dos outros.

Que o Senhor nos ajude e que tenhamos a coragem de nos arrependermos do que está errado na nossa vida e melhorarmos o caminho.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta