Celebração da Fé 03/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 03/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Tomé respondeu: ‘Meu Senhor e meu Deus!’ Jesus lhe disse: ‘Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!’” (João 20,28-29).

“Celebrando essa sexta-feira dia do Senhor, consagramos à Paixão de Cristo nossos cruzes, nossos sacrifícios, nossas esforços e por muitas vezes nossas mortes do dia a dia. Na cruz do Senhor apresentamos o nosso sofrer mas também nossa fé, a nossa confiança, que no sangue de Jesus somos renovados em Espírito e verdade. Nos unimos a devoção, a Paixão de Cristo, ao Sagrado Coração de Jesus e pedimos que o coração do Senhor toque os nossos corações, limpe de todo pecado e toda má inclinação e nos defenda dos maus sentimentos.

Hoje a igreja nos convida a contemplarmos a vida do testemunho do Apóstolo Tomé, conhecido também como Dídimo, que era seu nome. Interessante porque depois da Ressurreição, Jesus ressuscitado aparece a Maria Madalena, a Pedro, a Tiago, a João e quando o grupo dos Apóstolos estão reunidos, o Senhor aparece e surge na esperança de gerar paz. Mas existe um que não está com o grupo no caso, Tomé. Quando Tomé retorna para o Cenáculo, Pedro e os demais Apóstolos com alegria, proclamam que Jesus está vivo, que Ele é o Senhor, que Ele está ressuscitado e logo Tomé diz que se ele não tiver uma prova material, uma prova física, visível aos seus olhos, que realmente Jesus está ressuscitado, ele não acreditaria.

Ele foi muito direto, muito objetivo, até muito verdadeiro na sua crença. E Jesus após 8 dias de aparições, ele novamente retorna ao Cenáculo e ao ver Jesus, Tomé com certeza deve ter tomado um grande susto vendo que não era uma alma penada, um espírito, que surgiu do nada, mas era o próprio Jesus Cristo, vivo, presente. E ele então recebe de Jesus essa prova certa de que o Senhor vive e é o Senhor. Ele então, diz: meu Senhor e meu Deus! Somente quando seus olhos contemplaram a presença de Jesus Cristo em Espírito, Corpo e Verdade, ele então vai dizer: meu Senhor e Meu Deus quase como um grito de arrependimento.

Jesus vai e fala para ele: “Você só acreditou porque você viu, Tomé! Mas felizes todos os que acreditam na ressurreição, mesmo sem terem me visto! Somos nós, meus irmãos! Sou eu, você, nossas famílias, nossos amigos, fisicamente nós nunca vimos Jesus ressuscitado, mas cremos pela palavra, cremos pela tradição, cremos pelo magistério, cremos pela a verdade anunciada que Jesus ressuscitou, que a morte não tem forças sobre o Senhor e que Ele também nos conduz à Ressurreição da Carne. Nós professamos todos os domingos e dias de festa esta fé, que ressuscitaremos com o Senhor para a vida eterna.

Jesus então fala para Tomé, que felizes somos todos nós, que acreditamos mesmo sem termos visto. Esta glória nos é reservada, crer que o Senhor vive, que a morte não o vence e Ele não morre mais e que nós também, contemplaremos face a face, a força da vida: a Ressurreição.

Que Tomé na sua fraqueza, na sua fragilidade, na sua descrença, nos ajude também a perceber que muitas vezes nós também queremos grandes, grandes provas de que Deus existe, de que Jesus realmente é o Messias, é o Senhor, que Ele ressuscitou, é a fraqueza do ser humano, Tomé é esse exemplo de uma fraqueza né? Viveu com Jesus, viu o poder do Senhor, foi testemunha ocular de tantos milagres, mas mesmo assim não acreditou na promessa do Senhor, que ao terceiro dia Ele ressuscitaria, pedindo uma prova física, material.

Muitas vezes, nós, precisamos ter algumas matérias, algumas provas, para acreditar no todo amor de Deus, não deveria ser assim mas é uma fraqueza nossa, temos provas pra acreditar no amor de Deus. A maior prova do amor de Deus por nós, é a nossa vida. O dom maior que Ele nos deu: a vida. Essa é a maior prova inconteste, de que o Senhor vive e que nós também herdamos esta vida porque somos reflexos do seu AMOR.

Que Tomé nos ajude a vencer nossas incredulidades, que Tomé nos ajude, a converter esse nosso coração, que muitas vezes precisa de tantas provas para crer no amor de Deus. Ele é fiel. Muitas vezes somos nós que somos infiéis ao Senhor, precisamos provar constantemente o amor de Deus, quando Ele nos mostra todos os dias todas as horas, todos os minutos e segundos, que Ele nos ama, que Ele quer, que nós experimentemos do seu amor e tenhamos vida e Vida em Plenitude.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta