Homilia da Solenidade de todos os Santos.

Homilia da Solenidade de todos os Santos.

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mateus 5,3).

Queridos irmãos e irmãs, estamos mais uma vez reunidos na casa do nosso bom Deus, nesse querido Santuário de Adoração para darmos inicio um novo mês do ano da graça de nosso Senhor Jesus Cristo o ano de 2020, o mês de novembro. Sendo o primeiro dia que antecede o dia de Finados, a Igreja nos faz um convite no mundo inteiro, a celebrarmos a Santa Missa e lembrarmos do chamamento à Santidade, todos nós, pobres, ricos, homens, mulheres, brasileiros ou não brasileiros, todos os filhos de Deus nascidos nesse mundo, são chamados por Deus a buscarmos o que é correto, o que é perfeito: a santidade.

Muitas vezes a gente escuta assim? ‘Fulano de tal quer ser santo’. Que bom que ele quer ser santo, como se fosse algo ruim, ou como se fosse algo a parte, uma pessoa diferente, um extraterrestre, ao contrário, faz parte do chamado à vida querer ser santo, porque o próprio Cristo disse no seu evangelho: “Sede perfeitos, como vosso Pai é perfeito”, ou seja, buscai o que é correto, não buscai a desgraça, buscai a graça que vem de Deus é por isso que nós hoje ouvimos todas essas leituras, para gente entender que não é uma coisa distante, querer ser santo, porque a santidade não é somente àqueles que foram canonizados pela igreja.

Nós temos Santa Teresinha do Menino Jesus, nós temos São Francisco, nós temos São João Paulo II, nós temos Santa Clara, nós temos uma infinidade de homens e mulheres do passado que a igreja estudou a vida deles e percebeu, olha, eles são pecadores como nós, eles fizeram coisas erradas como nós a diferença é porque em algum momento de suas vidas, eles acordaram para Deus, eles acordaram para as coisas do bem e passaram a abandonar o homem velho, a mulher velha, os costumes de pecados e foram radicais em suas vidas a ponto de começarem a seguir Jesus Cristo e a Igreja olhando pra vida dessas pessoas, disse assim: Se eles puderam, nós também podemos.

Os Santos que existem nos altares, não é que eles sejam deuses, está longe disso, são criaturas, são seres humanos como nós, a grande diferença é esta: em algum momento de suas vidas eles se abriram totalmente para Deus e colocaram Jesus no centro de suas vidas.

Se a gente fosse pegar a história dos santos, cada um aqui, a gente ia aprendendo com cada um qual foi o momento de suas vidas, por exemplo um São Francisco de Assis, filho de uma família tão rica, vivia da boemia, das noites das tavernas, lá na Itália, bebendo, com certeza namorando, com certeza vivendo uma vida desenfreada, até o momento em que ele faz um encontro pessoal com Jesus, algo aconteceu que ele acordou naquele momento e ele abandona tudo isso, principalmente o grande patrimônio da sua família, que era muito rica, para viver a extrema pobreza, mas não viver a extrema pobreza para dizer que ali estava sendo pobrezinho, mas para ajudar os irmãos que passavam a miséria em sua região na Itália.

Assim acontece com tantos outros, isso quer dizer que nós também, somos chamados à Santidade e talvez todos os dias passam entre nós, sem nós percebermos outros santos de Deus. As vezes dentro da nossa própria casa existe um santo de Deus, alguém que com suas fraquezas, com suas preocupações, com seus limites, busca a Deus verdadeiramente, que faz um esforço danado para fazer o que é correto, buscar a perfeição. Talvez nunca a Igreja nunca vai canonizar essa pessoa, porque nunca vai chegar conhecimento universal, no Vaticano, mas para alguns de nós, essa pessoa é santa, essa pessoa fez o bem, essa pessoa não foi egoísta, gananciosa, ambiciosa, mas do seu jeito de ser, ela conseguiu colocar Jesus em sua vida e Jesus foi tão forte, tão presente na vida dessa pessoa que ela começou a manifesta-lo bem  nos outros, começando por aqueles que moram na nossa casa.

Na primeira leitura nós ouvimos apocalipse de São João. O apocalipse de São João, ele foi escrito dentro de uma cadeia, Roma observou que São João… São João era o apóstolo mais novo, dos 12 era o mais jovem, na época em que Jesus passou pela terra, e viveu toda aquela experiência da cura e dos milagres, os demais foram morrendo, Pedro, Tiago, e ele foi, o que foi ficando porque ele era o mais jovem, mas nesse momento, já nos anos 100, ele já é um senhor de idade. E Roma manda prendê-lo. Exila João para uma ilha, porque ele era uma ameaça para o Império Romano, continuar falando desse Jesus Cristo é perigoso, então vamos fazer o seguinte, já que a gente não consegue mais deixa-lo aqui na Terra Santa e nem em Roma, nós vamos isola-lo numa ilha chamada Patmos, na Ásia. Então era só oceano, só mar, um pedacinho ali de terra, eles foram e colocaram ele lá dentro, vai ficar aí, até a morte, para você não falar mais de Jesus para ninguém, foi assim que fizerem com João.

E São João dentro da cadeia, começou a ter várias revelações e cada revelação que ele tinha ele anotava como ele podia e foi construindo o Apocalipse. O que é o apocalipse? São as visões da vida futura, do que vai acontecer após a nossa morte e também a queda, o declínio do mal na terra, ali ele personaliza como a chamada besta-fera, o Império de Roma e dentre tantas visões ele hoje teve para nós, escreveu, uma visão do futuro. Ele disse que olhou e viu Jesus Cristo, sentado num trono do lado do Pai e diante de Jesus e do Pai, haviam 144mil servos, 144 mil servos, ou seja, 144 mil pessoas que serviam as forças do bem.

Esse número não está aqui a toa, não é que São João ficou lá contando, 1, 2, 3, 4 aí chegou a 144 mil, não era isso não, biblicamente significa um símbolo: 1+4=5+4=9. O número 9 na bíblia significa pre-pa-ra-ção, para a grande graça. Por isso que a Igreja faz novenário, a gente faz 09 dias de reflexão, 09 dias de celebração para que no dia da festa a gente receba a graça tão esperada, então o número 09 quando aparece na bíblia, você fique atento, Deus quer preparar alguma coisa para alguém ou alguém está sendo capacitado, preparado, lapidado como uma pedra bruta para ser um diamante. E João quer dizer o seguinte: que 144 mil pessoas estão ali servindo a Deus, porque foram pessoas que foram se preparando ao passar por esse mundo para servir a Deus, esses são os santos de Deus.

Todos aqueles que se deixaram preparar, que se deixaram ser bem aventurados, a receita da Santidade nós ouvimos no Evangelho: bem-aventurados os pobres em espírito, bem-aventurados os estão hoje sendo perseguidos por causa da maldade do outro, bem-aventurados os que sofrem, porque tudo isso será transformado em algo muito melhor. A tribulação que nós passamos por esse mundo é o exercício das bem-aventuranças. Para gente chegar a ser santo, a gente tem que passar por isso aí, faz parte do mistério de Deus e é interessante porque João além de ver os 144 mil, que foram preparados, que foram capacitados, ele vê uma multidão sem contar números, ou seja, que vieram de todas as nações, raças e línguas, significa que muitos estarão diante do Cordeiro, vivendo a experiência desses que serviram ao Senhor, os Santos de Deus, ou seja, é você, é o irmão Japonês, é o irmão Português, é o irmão Cearense, é o irmão até talvez  não tenha sido nem Cristão, de uma outra religião, porém fez o bem,  fez as bem-aventuranças acontecerem em sua vida.

Então hoje celebrar o dia dos santos, primeiramente é entender: Todos nós fomos chamados por Deus a buscar a perfeição. A santidade não é só ficar no altar de uma igreja, a santidade tem a ver com a sua atitude de vida. Uma mãe pode ser uma grande santa para os seus filhos, para toda a sua família. Um Pai pode ser um grande Santo para sua esposa e paras os seus filhos, um filho pode ser um grande santo para os seus irmãos e para os  seus pais. Você pode ser um a grande de santo no local onde você trabalha, porque você é uma pessoa que faz o bem que não persegue, que não é desonesto, que não fica falando mal do outro.

Nós que estamos aqui na Igreja, nós também podemos ser bons e grandes santos no coração de Deus, se nós formos verdadeiros com ele e não simplesmente cumprirmos um rito da religião, uma agenda que tem que ser cumprida, estou aqui porque amo meu Senhor e porque eu quero servi-lo como aqueles 144 mil servos que João viu diante do Cordeiro.

Então, não tenham vergonha de dizer: eu quero ser santo, eu quero ser santa, não tenham vergonha, não é estranho, ao contrário Deus quer que nós sejamos santos. A Palavra de Deus está aqui para nos ensinar a sermos santos, o batismo que nós recebemos quando éramos pequeninos, bebês foi para gente pedir a Deus a santidade.

Repito: Santo não é alguém que está apartado, ao contrário que está muito bem firme, pisando esse chão com Jesus e em nome Dele fazendo o bem por onde passe. E é isso que a gente vai pedir hoje nas vésperas do dia de finados, um dia a gente vai passar para o outro lado, um dia a morte vai chegar eu quero fazer parte desse grande coro que São João viu diante do Cordeiro.

Peça ao Senhor então para todos os dias exercitar esse chamado a santidade e que realmente suas atitudes revelem a presença de Deus na sua vida.

Padre Jackson Frota, sss

Veja em nosso canal:
Santa Missa da Solenidade de todos os Santos

Deixe uma resposta