Celebração da Fé 13/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 13/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada” (Mateus 10,34).

Querido irmão, querida irmã, você que nos acompanha diariamente na Celebração da Fé, transmitida por este áudio, temos muito a consagrar ao Senhor a caminhada dessa 15 semana do tempo comum. No altar do Senhor, aqui na Capela do nosso querido Santuário de Adoração toda a comunidade Sacramentina se une à suas boas intenções.

Queremos e desejamos, que essa semana seja de paz dentro da nossa casa. De convivência sadia, com nossos familiares e nas relações interpessoais com outros irmãos que teremos ao longo dessa semana, possamos gerar paz nas nossas relações e nos afastar de todo e qualquer mal que possa nos trazer sofrimento.

A palavra nos é colocada diante da profecia de Isaías. Isaías que chama muita atenção para as cidades de Sodoma e Gomorra que viviam enganadas, achando que agradavam a Deus com seus sacrifícios, com seus louvores vazios, eles viviam de preceitos religiosos, cumprindo talvez vários ritos, pensando até agradavam a Deus.

Por outro lado eles matavam, eles perseguiram, eles aniquilavam o próximo, eles traziam um profundo sofrimento ao ser humano. Viviam na prostituição, na desonestidade, guerreando uns com os outros e aí o profeta Isaías chama atenção: vocês pensam que vocês estão agradando a Deus com esses ritos vazios? Ao contrário, quando vocês estendem as mãos, o Senhor fecha os olhos, quando vocês clamam para que Ele faça algo por vocês, Ele sequer sente o cheiro do incenso. Ele não está à disposição de vocês, antes porém lavem seus corações, se justifiquem, tirem as maldades da frente de vocês.

E aí Isaías diz algo muito importante que a gente precisa também, tomar posse hoje na nossa vida: deixai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem! Vou repetir: Deixai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem!

É difícil, é cruz pesada, mas é tão maravilhoso quando conseguimos detectar um irmão, uma irmã, um conhecido, uma conhecida na comunidade, na família, por fazer o bem, isso é maravilhoso, a coisa mais linda é gente poder ouvir de alguém, que outro alguém é um exemplo de bondade, incapaz de falar mal do outro, que faz o bem sigilosamente, sem tocar flauta, tamborim, sem chamar atenção, nós como padres, sacerdotes, pastores, nós temos ‘n’ exemplos, eu mesmo, tenho vários exemplos, de pessoas que talvez nem estejam 24h dentro da Igreja, mas que a gente escuta, de outros: nossa aquele senhor, aquela senhora, faz tanto bem ao próximo, ajuda tanto .

E a gente agora entende esse, é o verdadeiro louvor porque são pessoas que sabem aprender o bem, estão aprendendo e vamos aprender, até o último segundo da nossa passagem por este mundo, porém é necessário que também, deixemos o mal. Tem muita gente que abraça negatividade, a destruição, o erro, sofrem, dão murro em ponta de faca, as mãos estão ensanguentadas, continuam a errar, continuam a fazer o mal, só depois de muita pancada, só depois de muito sofrimento, assim como Sodoma e Gomorra sofreram, é possível recomeçar, e aí recomeçar com muitas máculas, muitas dores, mas recomeçar. Porque no amor, principalmente no amor de Deus, é possível uma nova chance.

Mas também Jesus, no próprio Evangelho nos chama muita atenção para sua fala e que, a gente até que questiona, porque quando a gente fala do Senhor, a gente fala de um Deus amor, de um Deus misericórdia, de um Deus que gera vida, e não passa na nossa cabeça, uma fala de Jesus dizendo: vocês pensam que eu vim trazer a paz à terra? Não! Eu vim trazer a espada. Nossa! Como entender essa fala de Jesus? O meu Senhor, o meu Salvador está dizendo que traz a guerra e não a paz? Ele traz uma espada e não a paz? Como pode? Se nós o chamamos de Príncipe da Paz?

Precisamos entender qual é o sentido da fala de Jesus, o quê que é espada? Qual a ação da espada? A espada ela corta, ela divide, a presença de Jesus no mundo justamente, é para nos dar o discernimento entre dois caminhos existentes, o bem e o mal, todas as vezes que eu, encontro na palavra de Deus a orientação para minha vida, todas as vezes que eu busco o Senhor, ele está cortando à minha frente, esses dois caminhos e me dando condições para escolher através do meu livre arbítrio, da minha liberdade de escolha.

Todos os dias quando nós acordamos, esses dois caminhos estão à nossa frente, o bem e o mal, a guerra, a paz, a luz e as trevas, a vida e a morte,. Esse binômio acontece todos os dias, esses dois caminhos todos os dias estão à nossa frente e aí vem aquilo que ontem no Evangelho tanto nos foi falado através da parábola do semeador. O que que você quer optar? Para onde você quer caminhar? Onde você quer semear e onde você quer colher?

E aqui, o Senhor então é muito direto: a minha presença no mundo vai trazer essa divisão porque nem todo mundo está do lado do bem, outros estarão também do lado do mal. É tanto que Jesus apresentar vários exemplos, vamos ter situações entre pais contra filhos, filhos contra pais, sogra contra nora, tantas situações de divisões dentro da nossa própria família, porquê? porque o bem e o mal estão presentes. Muita gente opta pelo mal e infelizmente muitas situações danosas acontecem dentro da nossa casa, da nossa igreja doméstica e se espalha para a sociedade.

Jesus diz que, a sua presença é cortante, ela traz realmente este conflito, não porque Ele queira gerar o mal, não é isso, nem divisão , nem guerra, mas a presença Dele que é iluminadora, que é de discernimento, vai necessariamente colocar à nossa frente, esses dois caminhos para nós escolhermos.

E a nossa opção deverá ser sempre pelo bem, mesmo sabendo da cruz, mesmo sabendo da dificuldade de estar do lado do bem, que exige postura, exige exemplo de vida, exige coerência. Eu tenho sempre dito né ? Hoje, mais do que nunca, é mais fácil fazer o mal, do que fazer o bem! O bem exige tantas coisas nossas como testemunho, aquilo que eu falo também executo, aquilo que eu exijo do outro, também pratico.

E por isso Jesus nos coloca: quem não tomar a sua cruz e não seguir a mim, não vai ser digno de mim, quem acha que pode salvar a sua vida por conta própria nesse mundo e que não busca a vida em mim, vai perder, vai perder a salvação, vai perder a vida eterna, não porque eu quero, mas por causa das suas escolhas erradas.

A recompensa é certa para aqueles que se não mantiverem do lado do bem, Jesus até contabiliza, aqueles que pelo menos der uma água fresca a um dos meus pequenininhos, aos meus discípulos, não perderá a sua recompensa. Uma atitude tão simples, que não precisa nem de fé, precisa de humanidade, alguém está com sede , alguém me pede água, alguém que é pobre, um pequenino de Deus e eu dou um copo com água. Veja o exemplo mais básico de todos os básicos, que Jesus nos apresenta, nem isso deixará de ser visto por Deus e será contabilizado como recompensa, não que a gente faça o bem, para a gente receber algo em troca, a gente tem sempre batido nesta tecla, que a gente não pode fazer comércio com Deus, o amor do Senhor é gratuito, o amor é grandioso demais, de Deus, para a gente fazer trocas ou comércio com Ele. Mas porque Deus é justo, porque Deus é amoroso, Ele recompensará cada atitude de bem que fizermos. Mas também infelizmente cada atitude de mal que nós praticarmos, nos trará também grandes dificuldades.

Gravemos a exortação do profeta Isaías de hoje: deixai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem! Deixai de fazer o mal, aprendei a fazer bem! Aprendamos com Senhor Jesus, Ele que nos ajuda a discernir esses dois caminhos : o bem e o mal, a vida, a morte, a alegria, a tristeza, a esperança, a angústia, a guerra e a paz!

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta