Celebração da Fé 20/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 20/07/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas” (Mateus 12,39).

Querido irmão, querida irmã, você que nos acompanha através deste áudio da celebração da Fé nós que fazemos parte desta comunidade Eucarística Sacramentina na grande casa de Deus Deus este Santuário de Adoração em Sete Lagoas, queremos diante do altar do Senhor, inicialmente consagrar a Ele, o nosso pensar, nosso sentir, para que o nosso agir revele sua presença na nossa vida.A igreja nos convida a vivermos durante essa semana, a espiritualidade à luz da palavra de Deus que nós é proclamada para vivermos a 16° Semana do Tempo Comum.

E nessa 16° Semana, queremos abrir nossos corações, para o bom entendimento do que Deus quer de nós,, que exercício de fé ele deseja que nós assim apliquemos ao longo das horas de cada dia.Queremos hoje, dizer ao Senhor que somos Dele, pertencemos ao seu Reino e desejamos corrigir o que está errado na nossa vida e à luz da sua presença Divina, buscar a nossa evolução espiritual , o nosso crescimento, nosso desenvolvimento humanitário e acima de tudo a certeza de que estamos do lado do bem, do lado da luz, do lado de Deus

Por isso no altar do Senhor, pedimos a bênção de Deus para nossa família a primeira experiência de igreja que nós temos, a bênção de Deus para os irmãos que estarão conosco durante o nosso caminho ao longo de toda essa semana, a benção de Deus para as nossas atividade,s para que sejamos pessoas corretas, coerentes, e que possamos realmente galgar os passos do Mestre Jesus.

Queremos também, rezar por tantos irmãos que estão doentes, doenças psíquicas, doenças físicas, doenças espirituais. Rogamos a bênção de Deus para aqueles que se encontram nos hospitais, principalmente nos leitos , nos leitos das UTI`S, nos leitos de salas exigem um maior cuidado, porque são pessoas mais fragilizadas, principalmente aquelas estão acometidas da epidemia da covid-19. Pedimos a bênção de Deus para todos os irmãos e irmãs estão cuidando do próximo, os que cuidam de idosos, de crianças, aqueles que cuidam nos hospitais dos contaminados, para que Deus dê forças, inteligência, habilidade, para que através da vocação da Saúde eles possam colaborar para o bem comum e também pedimos a bênção de Deus para todos aqueles que exercem algum cargo de liderança, para que possam ser justos, sábios e ajudem o povo de Deus a fazer um bom caminho ao longo desses dias

Os Doutores da Lei os Fariseus, grupo formado de homens doutrinados, homens de fé e de profundo conhecimento da palavra de Deus e das leis dos homens, exigiam de Jesus um sinal, algo grandioso, uma espécie de Espetáculo para confirmar se Ele realmente era o filho de Deus, o Enviado, o Messias, já não bastava mais meus irmãos os milagres de cura, os milagres de ressurreição, milagres de conversão, que o Senhor já estava a operar a vários dias, a várias semanas, em várias localidades a vários irmãos.

Os Doutores da Lei e os Fariseus tomados pela prepotência, da arrogância, e pela busca da constatação do amor de Deus por nós, exige de Jesus: que sinal tu me mostras para que eu possa acreditar em Ti, filho do carpinteiro? Jesus. E Jesus retoma algum sinal histórico para mostrar de onde vem a ação de Deus e para qual meta ela quer alcançar. Jesus retoma a grande realidade de experiência de fé do profeta Jonas.

Jonas fazia a sua experiência muito bem, com Deus ,com os irmãos e Deus se revela para Jonas e o apresenta uma missão nada fácil, um oráculo uma revelação. Jonas eu preciso que você vá à Nínive, aquela grande cidade, porque o povo está se perdendo, o povo está vivendo do adultério, o povo está vivendo da promiscuidade, o povo esta vivendo de forma amoral. Peço-te que vá à Nínive. Imediatamente Jonas pensou duas vezes: como que eu vou a Nínive? Como que eu vou pedir para este povo mudar de comportamento, como que eu vou dizer para eles que foi Deus que me enviou? Eles vão me bater, eles vão me matar, vou nada!

E Jonas imediatamente, arrumou sua sacolinha e pegou o primeiro barco que zarpando, que estava indo embora, para uma outra cidade totalmente diferente de Nínive, chamada Társis, cidade de turismo, cidade que as pessoas iam pra descansar, passear, viver os prazeres da vida e deste mundo. Só que conta a história, que no meio do caminho, o navio em plenas águas do mar, passa por uma turbulência, por que há uma tempestade e esse barco, esse navio quase que naufraga, quase que vira. Mas quem realmente foi jogado para dentro do mar, foi unicamente Jonas. Interessante porque um navio com tanta gente, com tanta tripulação, desde o chefe de bordo, até o marinheiro mais simples e foi Jonas que foi jogado para o mar.

Conta-se a história que uma baleia o engoliu, e como próprio Jesus conta a história lembra, ele passou três dias e três noites dentro da baleia. Nesse primeiro momento um grande ensinamento podemos tirar desse fato. Primeiro, quem pode desistir, ou quem pode fugir de Deus? Você pode? Eu não posso. Quem pode fugir de Deus? Nós não conseguimos fugir do Altíssimo. Se estamos programados no amor de Deus, na Providência Divina, para uma missão, só Ele pode interromper essa missão.

E foi isso que aconteceu com Jonas, ele teve a necessidade de passar pela consciência, o arrependimento de que ele não poderia surgir de Deus, esses três dias e essas três noites dentro do ventre da baleia, Jesus compara até mesmo os três dias que o próprio foi sepultado, Jesus Nazareno foi sepultado. Passando 3 dias ele ressuscitou, o Cristo Ressuscitou e passado três dias e três noites, Jonas é expelido para fora da baleia e chega às margens, a praia, e profundamente arrependido por ter fugido da missão que Deus o confiara, ele diz: eu vou então, para Nínive e seja o que Deus quiser.

Interessante porque Nínive, cidade grande, desenvolvida economicamente falando, populosa, mas totalmente despedaçada pela falta da moralidade, dos valores familiares, da fidelidade, do respeito humano, viviam tempos de degradação.

E Jonas ao chegar lá, começa a pregar a palavra, convertei-vos, convertei-vos povo de Deus antes que seja tarde demais, para que as consequências dos atos de vocês, não destruam os seus corações e por consequência destrua toda a cidade de Nínive e conta-se a história que começando do Rei de Nínive até a pessoa mais simples, todos se converteram, fizeram jejum, tiraram suas vestes esplendorosas e vestiram sacos para mostrar a humildade, para mostrar a simplicidade, para mostrar que estavam arrependidos de seus atos, colocaram inclusive cinzas em suas cabeças e Jonas maravilhado com ação de Deus, agradece ao Senhor, embora, um certo momento Jonas até achasse que Deus deveria castigar o povo. Mas o próprio Jonas, ao ver a ação de Deus na vida daquele povo, muda seu pensamento .

Jesus então invoca esse fato histórico da Salvação para dizer: existe sinal grandioso como esse de Jonas? Que por meio de Deus realizou uma grande obra para uma grande população? Existe sinal maior do Amor Divino quando o ser humano muda livremente para as forças do bem? Abraça Deus, abraça a luz, abraça a concórdia Divina?

Posso dizer para vocês, aqui está quem é maior do que Jonas, se Jonas foi o instrumento do meu Pai para levar a conversão, a paz, e o bem para este povo, aqui está aqui maior do que Jonas, Jesus falando de si mesmo, Jesus falando que Ele era o enviado do pai, ele é o maior sinal da existência do Deus AMOR, de um Deus que se encarnou entre nós, para nos resgatar do mal, um Deus que se encarnou para nos amar e nos ensinar o verdadeiro AMOR, um Deus que se encarnou, para trabalhar em nós o fermento da moral, dos valores, das virtudes.

Que não sejamos hipócritas na fé, que não sejamos incrédulos de duvidar de quem é Jesus, o Cristo para a vida do mundo. Ele é o maior sinal do amor do Pai por nós e por toda a sua criação. Que à luz desse exemplo, o Senhor nos ajude a compreender, que não existe sinal maior do que a certeza da vida, da morte e da Ressurreição do seu filho, para nos ensinar o caminho que nos leva a Salvação.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta