O INÍCIO DA VOCAÇÃO DE UMA JOVEM: TESTEMUNHO DE PERSEVERANÇA E AMOR.

Esta é a história da jovem Sara, que tem feito um bonito caminho vocacional. Ela reside em São Pedro do Avaí – MG, com seus pais e irmãos, onde estuda, trabalha e é catequista.

Palavras da própria, em uma mensagem enviada a mim na manhã desta quinta-feira – 15 de abril/2021: “Bom diaaa!!!! Madrinha, hoje estou completando 4 anos de perseverança na caminhada vocacional”.

E é assim, com muita alegria e com muita certeza em seu coração, que Sara, que tem apenas 16 anos, busca se aprofundar, aprender e principalmente viver uma espiritualidade consciente, desafiadora e, acima de tudo, com os pés fincados no sagrado para, a partir daí, dar passos ao encontro de si mesma e do próximo, sendo este o verdadeiro caminho para chegar a Deus.

Desde muito cedo Sara sentiu o desejo pela vida religiosa, então procurou conhecer congregações para discernir qual carisma mais lhe tocava. Neste percurso conheceu a casa das Servas do Santíssimo Sacramento, em Belo Horizonte, onde fez visitas para sentir de perto o dia a dia de uma irmã sacramentina. Foi um amor recíproco. Sara tem sido acompanhada por Ir. Abgair, Conselheira Geral, que a orienta e ajuda a encontrar respostas para seus questionamentos.

Este é o início, um desejo, um sonho, e quando chegar o momento de decisões definitivas, sejam elas quais forem, Deus é que vai nortear e realizar o que Ele mesmo traçou para Sara “desde antes do ventre de sua mãe”.

Segue abaixo uma pequena entrevista, onde Sara conta um pouco sobre seu caminho, com muita maturidade e respostas sinceras, que saem verdadeiramente do coração:

• Como e quando despertou em você o desejo de seguir o caminho vocacional?

Sara: No início de 2017, dentro de mim começou uma série de perguntas: “O que eu quero?”, “Como me vejo daqui alguns anos?”. E com esses questionamentos, surgiu um desejo ardente pela vida religiosa.  A princípio achei confuso, pois nunca tinha tido nem mesmo contato com uma religiosa, mas resolvi fazer uma experiência.

• Sendo tão jovem, que desafios estão mais presentes no seu dia a dia?

Sara: O grande desafio é ser perseverante e lidar com os desejos de um mundo que muitas vezes caminha para uma direção oposta da que leva a vida religiosa.

• Qual experiência você tem vivido atualmente e qual carisma tem despertado em você o desejo de seguir em frente?

Sara: Há 4 anos que venho sendo acompanhada pelas Servas do Santíssimo Sacramento, a congregação na qual pretendo ingressar e sou apaixonada pelo carisma. Irmã Abgair é uma grande diretora espiritual, sempre me apoiou e me ajudou na caminhada vocacional. Desde o início as irmãs sempre estão de portas abertas pra me acolher.

• Como é a relação de sua família com suas escolhas?

Sara: No princípio ninguém gostou muito, mas mesmo não compreendendo meu desejo, minha mãe me levou pra conhecer as irmãs e vem me apoiando e me motivando até hoje.

“A força brota do amor: ame, pois; ame muito.

O amor sai do fogo da oração: seja antes de tudo, uma filha de oração,

mas de uma oração afetuosa, recolhida, que saboreia Deus,

que se nutre de Deus.”

São Pedro Julião Eymard.