Celebração da Fé 12/08/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

Celebração da Fé 12/08/2020 – Áudio Pe. Jackson Frota, sss

“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão” (Mateus 18,15).

O perdão é um antídoto, contra o desamor, o perdão é uma força invisível que fortalece o visível”

“Que bom meu irmão, minha irmã, estamos mais uma vez reunidos ao redor do Altar do Senhor, celebrando a nossa escuta atenta da Palavra, celebrando o Pão Sagrado, vivendo acolhida da bênção de Deus que vem do alto, confirmando através das nossas orações, que nós pertencemos ao Senhor e é com Ele que nós queremos estar todo esse dia, trabalhando, convivendo com a nossa família, participando de atitudes de luz, Deus seja louvado por esta consciência e por tudo que tem acontecido na nossa vida.

Sabemos que estamos atravessando um deserto muito difícil, através desta epidemia, que assola a humanidade, mas ao mesmo tempo que percebemos, assistimos, rezamos e acompanhamos tantos sofrimentos de tantos irmãos adoecidos, internados, e até mesmo aqueles que morreram, estamos acompanhando uma humanidade que cada vez mais está evoluindo, não somente na questão científica, mas principalmente na sua própria postura, no seu jeito de pensar na vida e pensar no outro e por isso eu digo, nada é por acaso, nada é coincidência e tudo faz parte de uma grande Providência e essa Providência só vem de Deus, só vem do alto.

Muitos estão empenhados em alcançar a cura, muitos estão empenhados em não deixar o irmão passar fome, principalmente os que estão desempregados, que não estão recebendo auxílio, de nenhum tipo de governo, aqueles que por muitas vezes são os mais fragilizados, pela moradia, pelas estruturas sociais e é para esses, os pequeninos de Deus, que nós devotamente elevamos nossas orações, nossas preces e confiamos no Senhor, porque sabemos que Deus não desampara os seus.

O que nós também desejamos é que você encontre sempre em Deus, a bênção para poder conviver bem com a sua família, conviver bem com seu esposo, com a sua esposa e seus filhos, se você tem trabalhadores na sua casa ou no local de trabalho, colegas que você possa estar em convivência harmônica com essas pessoas, que fazem parte da nossa história de vida.

Rogamos também para que as almas dos nossos irmãos possam descansar em paz, muitos partiram desta vida de forma abrupta, vítimas de acidentes, de doenças, vítimas de muitas maldades do ser humano, mas rezamos por seus espíritos, para que estejam na graça de Deus e diante do trono do Cordeiro. Que Ele lave nossas vestes com seu sangue, nos purifique, de qualquer pecado cometido na face da terra e nos faça pessoas dignas de sermos considerados cristãos.

A Palavra do Senhor meu amigo, minha amiga, vem nos falar muito sobre a correção fraterna. O que é a correção fraterna Padre? Primeiramente dizer que, todos nós temos momentos de conflito, faz parte do ser humano, se nós observamos por exemplo, o mundo animal, eu digo o mundo animal irracional, o mundo selvagem, nós vamos observar que existem conflitos, por exemplo se eu pego a espécie macaco, muitas vezes o macaco macho, briga com outro macaco macho, talvez por território, para ter uma fêmea, para poder proteger a alimentação, e assim por diante, muitos outros bichos, entram em conflito e vão às últimas consequências através da força, para talvez saciar um desejo.

Infelizmente o ser humano, mesmo sendo racional, mesmo sendo dotado de profunda razão, inteligência e até sabedoria, nem sempre têm essa racionalidade na hora dos conflitos.

A nossa tendência diante de alguém que entra em combate, ou que nos contradiz, ou que não está ao nosso lado, ou a favor, é revidarmos e de muitas formas, agredindo com palavras, difamando, caluniando. Em tempos modernos de internet, um meio vingativo é o computador, onde a pessoa deliberadamente vai ao computador e danifica a vida da pessoa, cria Fake News, mentiras, falsidades, calúnias, injúrias, algo que é muito feio.

Se para a sociedade civil isso é crime, aos olhos de Deus, aos olhos da Fé, é pecado, é um grande pecado. Quando você não tem a capacidade e nem maturidade, de tentar corrigir o conflito no mínimo, através de um diálogo.

Eu estou chamando atenção para o meu irmão, minha irmã que me escuta nesse momento, porque o próprio Jesus acabou de falar no Evangelho: se alguém tiver alguma coisa contra ti, se você sabe que alguém está falando mal de você, lhe persegue, quer destruir o seu casamento, fala mal dos seus filhos, deseja a sua derrota, você não vai sair correndo falando pras pessoas, que essa pessoa está falando mal de você, pois pode também ser uma injustiça.

Jesus nos deu uma grande dica hoje, para catequese perfeita de correção fraterna. Qual é a primeira atitude que Jesus apresenta? Chama em particular o teu irmão e vai conversar.

Padre, mas é tão difícil, eu tô com tanta raiva dessa pessoa que eu não consigo nem olhar para essa pessoa. Então primeiro vai rezar, vai rezar! Se você é uma pessoa de fé, se você crer que Deus pode transformar corações fechados, então a primeira atitude: vai rezar, reza a Deus, primeiro, para que Ele te dê sabedoria nas palavras na hora que estiver diante dessa pessoa, para que você não aumente o conflito por causa do ódio, da raiva, da decepção, mas que você tenha palavras tão acertadas, que entre na mente da pessoa e penetre profundamente o coração e a alma daquele, que por ventura, está te causando algum problema na relação, no conflito.

A ponto dessa pessoa, se ela tiver um coração em Deus, aberto e consciência, ela mude, ela peça perdão, peça desculpa, recomece o caminho.

É tão bonito saber quando nós damos conta de saber chamar a pessoa e conversar em particular, sem aumentar a dor da ferida, mas mostrando onde está o erro, mostrando onde está a injustiça, demonstrando onde está o conflito e essa pessoa realmente reconhece sua fraqueza, seu erro e realmente se compromete a não repetir, você ganhou um amigo, como o próprio Jesus disse.

Mas pode acontecer que mesmo você chamando esta pessoa, mesmo você exortando o erro dessa pessoa e pedindo pra que essa pessoa mude o seu comportamento, ela continue a fazer. Tem pessoas assim, tem pessoas que dão murro em ponta de faca, a mão está sangrando e continua a esmurrar a faca. Tem pessoas que não têm realmente maturidade, nem para se corrigir, nem para ter autocrítica, e ainda mais, o errado ainda é o outro. Eu fiz o problema, eu faço o conflito, mas o errado ainda é outro ou a outra pessoa.

E aí Jesus sabiamente nos dá uma segunda dica: já que essa pessoa não se emendou, então agora, você vai colocar mais alguém, na história, uma segunda ou terceira pessoa, equilibrada, de coerência, de testemunho, para ser então testemunha, de que você está fazendo tudo para essa pessoa corrigir o erro e essa segunda ou terceira pessoa, poderia ser aquele ou aquela que vai ajudar a mediar o diálogo, porque a gente sabe que muitas vezes o nosso coração fica cheio de raiva, cheio de ódio, cheio de rancor, porque que essa pessoa está fazendo esse mal para comigo.

E aí muitas vezes essa segunda ou terceira pessoa, poderia ser alguém em nome do bem, em nome da paz, que vai ajudar essa pessoa. Poderia ser um padre, poderia ser uma freira, poderia ser qualquer irmão, um amigo, as vezes alguém da nossa família, que são pessoas mais maduras, tem tanta gente na nossa família que tem uma alma boa, uma alma pura, uma razão amadurecida.

E esse seria então o momento de você pedir auxílio, ajuda e esse pedir ajuda, esse pedir auxílio, não tenho nada a ver com difamação ou sair fofocando, que a pessoa que fez o mal, que agora eu quero que você fique sabendo também, que ela é assim. Não, eu estou lhe chamando para me ajudar, a manter um outro diálogo, para mantermos uma conversa sincera e tentarmos fazer a nossa correção fraterna.

Mas pode acontecer também, disse Jesus, que nem mesmo colocando uma segunda ou uma terceira pessoa para ajudar no diálogo, essa pessoa corrija. Tem gente infelizmente com o coração muito fechado, tem gente que carrega anos e anos mágoa dos outros, tem gente que não vive, está adoecida, por que guarda mágoas anos e anos e é por isso que o próprio Jesus dá terceira dica: então fale para igreja! Fale para igreja, porque já se tornou aí um pecado, e é a igreja que busca sempre a união da família de Deus, que faz de tudo para que os fiéis estejam voltados para o Senhor, possa exortar essa pessoa.

Através da confissão, da reconciliação, através de uma conversa franca entre o pastor, padre, religioso, religiosa, um líder comunitário, com aquela pessoa, para puder lembrar da palavra de Deus, para lembrar do poder do perdão, que o perdão liberta, que o perdão faz a gente amadurecer na fé, que o perdão limpa nossa alma dos nossos próprios erros.

O perdão é sublime não é porque simplesmente é bom perdoar, o perdão é um antídoto contra o desamor, o perdão é uma força invisível que fortalece o visível nas ações. Vou repetir: o perdão é o poder invisível, que fortalece as ações do visível, do visível, daquilo que é possível perceber nas atitudes do que perdoa e do que é perdoado.

E aí Jesus ainda continua, mesmo que essa pessoa não escute a Igreja, mesmo que ela não esteja de acordo, mas você fez a sua parte. Você não vai precisar ficar passando a mão na cabeça dessa pessoa, que quer se manter do erro. Você não vai precisar colocar essa pessoa no colo e dizer que está tudo muito bem. Não! Jesus tem uma receita maravilhosa que nos ensina muito, quando infelizmente na correção fraterna, as coisas não caminham como deveria caminhar.

Ele quando era ofendido pelos Fariseus, pelos Doutores da Lei, pelos Saduceus, o que que acontecia, Jesus corrigia, através da sua Palavra e termina o evangelista sempre dizendo isso: e Ele foi para o outro lado, do rio Jordão, Ele foi pro outro lado do mar da Galileia, ou seja, Jesus se afastava daqueles que estavam fazendo o mal, que estavam querendo desequilibra-lo.

Essa é uma grande receita, você fez de tudo pra pessoa se corrigir, mas a pessoa não quer corrigir o erro, você pediu ajuda a todos aqueles que são equilibrados e que são capazes de ajudar e essa pessoa também não escutou, você levou a situação para Igreja e a Igreja entrou na história pedindo, exortando, através da Palavra de Deus, para que a pessoa mudasse seu comportamento e assim pudesse se reconciliar e nada deu certo, disse Jesus: se afaste.

Não é pecado nenhum, pecado é você se contaminar com ódio, com raiva, daquela pessoa que lhe faz o mal, e continue fazendo oração, rezando ao meu Deus, ao teu Deus ao nosso Deus, ao Deus de Jesus Cristo, para tentar chegar e penetrar esse coração, para que o erro que essa pessoa cometeu contigo, ela não continue a cometer com outras pessoas.

Porque essa é a grande questão, muitas vezes, quem faz o mal, quem erra, não faz o mal só para uma, mas entra num ciclo vicioso e continua fazer para tantas e tantas outras pessoas. E por isso vem o poder da oração, rezar para desarmar o coração do perverso, do malvado, daquele que realmente, estar querendo se desligar das coisas do céu.

Jesus mesmo disse, é tão forte o poder da oração que, quem estiver reunido em meu nome, eu estarei no meio deles. Então quando existe essa correção fraterna, em que a pessoa tem a coragem de olhar um nos olhos do outro, falar a verdade que dói, que machuca, que sangra, mas que chega ao ponto do amor falar mais alto, o perdão do invisível ajudar o visível acontecer, você meu irmão, você minha irmã, ligou as coisas da terra às coisas do céu.

A meta final é essa: a correção fraterna, a meta final é ligar as coisas da terra às coisas do céu.

Nem sempre será possível, nem sempre, nós sabemos disso. Tem pessoas que não desejam se ligar ao céu, tendo oportunidade aqui na terra, mas em muitas e muitas vezes esta sugestão, essa orientação Divina de Jesus, dá certo, porque vem de um coração puro, vem do coração de Deus que quer nos salvar e termina após uma correção fraterna, feita com coragem, feita com desejo de perdão, de recomeço, ligarmos as coisas da terra com as coisas do Céu.

Padre Jackson Frota, sss

Deixe uma resposta